Nova cultivar de feijão tipo jalo
Embrapa Arroz e Feijão apresenta nova cultivar durante o Show Rural Coopavel
A Embrapa arroz e feijão está prestes a lançar a BRS FS313 durante o Show Rural Coopavel, que será realizado em Cascavel, Paraná, de 05 a 09 de fevereiro. De acordo com o divulgado pela Embrapa, a nova variedade de grãos especiais, destacada pela alta produtividade, é resultado do trabalho do Programa de Melhoramento de feijão da Embrapa, sediado em Santo Antônio de Goiás. A linhagem, aprovada nos ensaios do processo de desenvolvimento de cultivares de feijão-comum, se destaca pelo tamanho e uniformidade dos grãos, qualidades culinárias e potencial para exportação.
Com uma produtividade potencial de 3.200 kg/ha, a BRS FS313 é resistente à antracnose e podridões radiculares, apresentando também moderada a resistência à murcha de fusário e ferrugem. Com ciclo semiprecoce (75 a 84 dias), a cultivar possui arquitetura de plantas semieretas e resistência intermediária ao acamamento, sendo adaptada à colheita mecânica e oferecendo possibilidade de inserção em Sistemas Agroecológicos.
Os grãos especiais do tipo jalo têm como público principal os pequenos produtores, com um modelo de negócio baseado na comercialização de cadeia curta. No entanto, devido ao tamanho dos grãos, a BRS FS313 tem atraído atenção como uma oportunidade para expansão no mercado nacional e internacional. A nova cultivar é recomendada para os Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul, na época das águas; para Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Rio de Janeiro, Espírito Santo e o Distrito Federal, nas épocas das águas, da seca e de inverno; e para Bahia e Maranhão, nas épocas das águas e de inverno.
O Brasil, reconhecido mundialmente como um dos maiores produtores de feijão-comum, poderá se beneficiar da nova cultivar, contribuindo para a sustentabilidade na produção agrícola, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como Fome Zero e Agricultura Sustentável (ODS 2) e Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12). A produção de sementes básicas para disponibilização aos produtores é uma responsabilidade da Embrapa e de parceiros selecionados por meio de editais públicos de cooperação técnica.