Parcelas de custeio deverão ser renegociadas
Previsão é que adiamento seja anunciado na próxima semana pelo CMN junto com as outras medidas solicitadas pelo setor rural de MT
A data para efetuar o pagamento ainda foi definida, mas a previsão é de que possam ser efetuadas até 1º de outubro. O mesmo prazo foi dado às parcelas de investimentos com vencimentos de 1º de janeiro a 30 de agosto e estava sendo pleiteada pelas lideranças do setor rural de Mato Grosso também para as operações de custeio.
A sinalização positiva para a prorrogação das parcelas de custeio foi dada na sexta-feira (08) em Rondonópolis pelo diretor de Programas da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gerardo Fontelle, que participou do Painel de Endividamento em seminário realizado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), com o apoio do Sindicato Rural do município.
Segundo Fontelle, a alteração já foi apreciada na última reunião do CMN, no dia 31 de julho, e poderá ser aprovada na próxima semana, por meio de reunião extraordinária ou por voto ad referendo dos ministros da Fazenda (Guido Mantega), do Planejamento (Paulo Bernardo) e do presidente do Banco Central (Henrique Meirelles).
“Temos um passivo que soma R$ 10 bilhões e precisamos de pelo menos 10% para termos condições de pagar essa dívida em 10 anos”, pontua o presidente da Aprosoja, Glauber Silveira.
A previsão é de que sejam aprovados também outros itens importantes para Mato Grosso. O setor rural pede que 100% das carteiras de crédito rural dos bancos sejam passíveis de renegociações, hoje em 30%, mas o governo avalia ampliar para 60%. Também está nas mãos do CMN o alongamento do pagamento das parcelas de investimentos em cinco anos para Mato Grosso e o Rio Grande do Sul.
As lideranças rurais mato-grossenses ainda esperam que o CMN abra a possibilidade de os bancos aceitarem menos de 40% do pagamento das parcelas deste ano para operacionalizarem as renegociações.
O Painel de Endividamento também contou com a participação do assessor da Comissão Parlamentar da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) Nelson Fraga, do deputado federal Eduardo Moura, do deputado federal licenciado Homero Pereira.
O senado Gilberto Goellner, também presente no painel, informou que a previsão é que a Medida Provisória nº 432 deverá ir à votação na Casa na última semana de agosto, nas sessões do dia 26 ou 27. As informações são da assessoria de imprensa da Aprosoja.