Para finalidade de realizar a implantação de um canavial deve-se primeiramente realizar:
a) Levantamento topográfico do local e nos locais onde vão ocorrer os plantios;
b) Sistematização do terreno, no qual se subdivide a área em talhões;
c) Alocação de carreadores principais e secundários, atendendo os princípios de conservação do solo e a execução de terraços devem orientar todo o planejamento da sistematização do terreno e finalizando com planejar o plantio das mudas por meio da busca no mercado de fornecedores certificados. Nos últimos anos com a intensificação da mecanização da lavoura, direciona-se a obtenção de talhões planos mantendo linhas de cana com grande comprimento para evitar manobras das máquinas, otimizando assim as operações mecanizadas.
O plantio da cana-de-açúcar pode ser realizado tanto de forma manual como de forma mecânica. O plantio compreende, as etapas principais de corte de mudas, da distribuição de mudas no sulco e do corte dos colmos em pedaços menores dentro do sulco, e, a cobertura.
Amostragrem do solo
Após terminar a sistematização do terreno, o produtor deve coletar amostras de solo em cada talhão para análise com vistas às operações de correção do solo e adubação;
Seleção de Cultivar
Esta etapa definirá as operações iniciais de escolha da cultivar para toda safra (precoces, médias e tardias) e a formação de mudas sadias em viveiro. É fundamental certificar-se se a cultivar selecionada é resistente às principais moléstias que podem ocorrer em canaviais. Após a escolha da cultivar, é de fundamental importância que o produtor verifique ainda a procedência das mudas escolhidas, ou seja, deve ser viveiro certificado que garantam que as mudas são sadias (mudas pré brotadas ou toletes) e se realmente o material genético são da variedade escolhida.
Estabelecimento das épocas de plantio
A escolha adequada da época de plantio é fundamental para desenvolvimento adequado da cultura da cana-de-açúcar, a qual tem requisitos climáticos para crescimento, formação e maturação do canavial, ou seja, necessita condições de disponibilidade de água, temperaturas adequadas e alto índice de radiação solar e outros fatores para se desenvolver e acumular açúcar nos colmos. A implantação do canavial é realizada em três épocas diferentes:
- No sistema de ano-e-meio (cana de 18 meses) que predomina na região Centro Sul: as mudas são plantadas entre os meses de janeiro e março. Ocorre nos primeiros três meses, a planta inicia seu desenvolvimento e, com a chegada da seca e do inverno, o crescimento passa a ser muito lento durante cinco meses (abril a agosto), vegetando nos sete meses subsequentes (setembro a abril), para, então, amadurecer nos meses seguintes, até completar 16 a 18 meses. Ressalta-se que o período das águas (janeiro a março) é considerado o melhor para o plantio da cana-de-açúcar, porque encontra-se boas condições de temperatura e umidade, garantindo o desenvolvimento das gemas. Deste modo, tem-se condições edáficas que possibilita a brotação rápida, reduzindo a incidência de doenças nos toletes;
- Por sua vez, o sistema de ano (cana de 12 meses) tem sido utilizado quando há uma forte necessidade de ter matéria prima para indústria, em algumas regiões, a cana-de-açúcar pode ser plantada no período de outubro a novembro;
- Já o plantio de inverno tem-se uma utilização restrita no planejamento varietal: requer uma utilização de vinhaça e de torta de filtro, que contém cerca de 70 a 80% de umidade, aplicada no sulco de plantio é possível plantar a cana-de-açúcar mesmo no período de estiagem. Deste modo, a torta fornece a umidade necessária para a brotação. Se ainda for feita uma fertirrigação com vinhaça, ou mesmo irrigação, o plantio da cana pode ocorrer praticamente o ano todo.
Espaçamento de plantio
O espaçamento adequado contribui para o aumento da produção, pois interfere favoravelmente na disponibilização de recursos para suportar uma população de plantas em boas condições de luz, água e temperatura - variáveis consideradas determinantes para que haja aumento de produção, em especial a própria arquitetura da variedade (folhas eretas ou mais decumbentes) e de seu perfilhamento em condições de cana crua com cobertura de palhada na brotação. No entanto, o espaçamento do plantio deve variar de acordo com a fertilidade do terreno e as características da variedade recomendada. No caso da cana-de-açúcar, o espaçamento entre sulcos pode variar de 1,0 metro a 1,8 metros, em sulcos simples (tradicional ou base larga) ou linhas combinadas (duplo alternado).
Profundidade
A profundidade do sulco deve variar entre 20 e 30 centímetros.
José Luis da Silva Nunes
Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia
Fonte
SILVA, F.C. et al. Avaliação da produtividade agrícola da cana-planta e cana-soca sob diferentes espaçamentos entre plantas para produção de açúcar e etanol. Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2015. 86 p.