Índice revela queda nos preços dos fertilizantes
IPCF registrou variações nos preços de fertilizantes e desembarque nos portos
O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), divulgado pela Mosaic Fertilizantes, indicou mudanças nos preços dos fertilizantes em dezembro, marcando uma queda de 4% em relação a novembro de 2023. Os destaques desse cenário foram a Ureia , com uma redução de 11%, e o Cloreto de potássio , que apresentou uma diminuição de 6%.
A melhoria do IPCF também teve impacto no aumento de cerca de 3% nos preços agrícolas em comparação ao mês anterior. Setores como a cana-de-açúcar , impulsionados pelo aumento do volume processado pela indústria sucroenergética, a soja , com o mercado atento às produtividades na colheita brasileira, e o milho , devido à preocupação com uma segunda safra menor, foram destacados. O algodão , por sua vez, manteve a estabilidade nos preços de um mês para o outro.
À medida que uma nova temporada se inicia, após os efeitos adversos do clima nas estimativas de produção nacional, o setor estará atento ao início do plantio das safras de milho e algodão.
Os portos brasileiros receberam 3,9 milhões de toneladas em dezembro de 2023, representando uma redução de 2,5% em relação ao mês anterior. No acumulado de janeiro a dezembro de 2023, foram internalizados 40,97 milhões de toneladas, marcando um aumento de 7,4% em comparação ao ano anterior. Paranaguá registrou entrada de 10,34 milhões de toneladas, enquanto os portos do Arco Norte receberam 10,03 milhões de toneladas, e Santos, 8,58 milhões de toneladas.