Safra de inverno e calor derrubam preço da batata em setembro
A expectativa agora se volta para o comportamento climático
Segundo dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o preço médio da batata ágata especial nas lavadoras do País em setembro, até o dia 27, foi de R$ 76,21 por saca de 25 kg, registrando uma queda de 9,84% em comparação com agosto. De acordo com pesquisadores da equipe Hortifrúti/Cepea, essa queda foi impulsionada pelo pico da safra de inverno e pelo aumento das temperaturas, que aceleraram o ritmo das colheitas ao longo do mês.
Tradicionalmente, a safra de inverno tende a desacelerar a partir de outubro. No entanto, este ano, essa redução deverá ser ainda mais acentuada devido ao avanço antecipado das colheitas provocado pelo calor intenso. Embora o calor não tenha prejudicado a produtividade das batatas em setembro, uma vez que o ciclo das plantações já estava concluído, pesquisadores do Cepea alertam que a persistência de ondas de calor nos próximos meses pode causar impactos negativos nas colheitas futuras.
A expectativa agora se volta para o comportamento climático, que terá papel crucial na definição dos rumos da produção de batata nos próximos meses.