Quais as tendências dos preços agropecuários?
“Esses indicadores reforçam a importância de uma análise contínua"
O relatório atualizado do Sistema FAESP/SENAR-SP sobre os preços pagos ao produtor rural paulista, divulgado por Claudio Brisolara, Technical & Economic Manager, aponta importantes tendências para novembro de 2024. Os destaques incluem aumentos significativos em folhosas como alface crespa (+128,8%) e americana (+95,1%), reflexo de impactos climáticos, além do café arábica, que atingiu o maior valor real da série histórica do CEPEA desde 1998, devido à oferta restrita. “O Sistema FAESP/SENAR-SP apresenta relatório atualizado sobre os preços pagos ao produtor paulista, que revela tendências importantes para o setor”, disse.
Produtos como borracha natural (+116,8%) e carne bovina (+44,2%) continuam em recuperação após longos períodos de baixa. No entanto, algumas culturas enfrentaram quedas. A banana prata sofreu redução de -28,5%, pressionada pela maturação acelerada devido ao clima, enquanto o limão taiti teve preços 27,9% menores no mês, apesar de uma média anual 48,2% superior.
Esses dados ressaltam a necessidade de estratégias comerciais eficientes para enfrentar a volatilidade dos preços e melhorar as margens das atividades agropecuárias. Análises regulares do mercado são fundamentais para decisões informadas no campo.
“Esses indicadores reforçam a importância de uma análise contínua do mercado para orientar estratégias no campo e na comercialização. Por outro lado, a volatilidade dos preços sublinha a relevância da eficiência de comercialização na geração margem de contribuição e resultado nas atividades agropecuárias”, conclui.