Época de semeadura e quantidade de sementes
A semeadura para a produção de forragem pode ser realizada de fins de abril a início de final de maio, enquanto para a produção de grãos, pode começar em final de março, indo até início de junho. A semeadura tardia pode promover a redução na produção de grãos e/ou qualidade da forragem produzida, já que o fotoperíodo é o fator indutor do florescimento na cultura, podendo provocar um desenvolvimento vegetativo incompleto.
Espaçamento, profundidade de semeadura e irrigação
A semeadura em linha deve respeitar um espaçamento entre 15 e 20 cm, tanto para a produção de grãos, forragem, adubação verde e cobertura. Para que ocorra uma boa germinação, a aveia deve ser semeada a uma profundidade de 2 - 4 cm, pois em profundidades maiores, corre-se o risco, de que as sementes de baixo vigor e com poucas reservas não germinem ou aumentem o período total de geminação, proporcionando um menor índice de afilhamento. No caso da semeadura a lanço, as sementes devem ser compactados no solo, de forma a assegurar uma melhor germinação.
Cultivares destinadas a forragem necessitam de umidade no solo para a germinação, o crescimento e a formação de biomassa, o que pode determinar a necessidade de irrigação da área durante o período que compreende a semeadura até o fim do pastejo ou dos cortes. O manejo da irrigação para a cultura deve ser feito com base no balanço entre as condições edáficas e a demanda climática da área, determinada quando a diferença entre a evaporação em tanque classe “A” e as precipitações do período atingirem um valor equivalente ao da capacidade de armazenamento de água disponível no solo.
Semeadura
A densidade de semeadura varia normalmente de 250 a 400 sementes aptas m-2, empregando-se 60 a 80 kg de semente ha-1. Quando a lanço, deve-se utilizar 30 a 40% a mais de sementes. A quantidade recomendada para a produção de forragem é de 300 a 450 sementes aptas m-2.
Para densidade de semeadura deve-se levar em consideração o tipo de cultivar e a época de semeadura, para obtenção do número de plantas desejadas, conforme a capacidade de afilhamento das plantas. As sementes de aveia a serem utilizadas devem apresentar boa qualidade, com germinação igual a 75% e pureza de 95%.
José Luis da Silva Nunes
Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia
Fonte
Indicações Técnicas da Cultura da Aveia: XXXIV Reunião da Comissão Brasileira da Pesquisa da Aveia. LÂNGARO, N.C.; CARVALHO I.Q. (Orgs.). Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2014. 136 p.