Para a indicação de cultivares de aveia branca graníferas, são realizados ensaios padronizados de avaliação e promoção de linhagens de aveia considerando-se os dados obtidos pela Comissão Brasileira de Pesquisa de Aveia (CBPA) nos ensaios regional e brasileiro de linhagens. Pode ser indicada para cultivar a linhagem que, tendo permanecido por no mínimo um ano no ensaio regional e dois anos no ensaio brasileiro, apresentar, na média dos diferentes locais desses três anos, rendimento superior em no mínimo 5% sobre a média da melhor testemunha em cada local e cada ano.
São consideradas as características de rendimento de grãos, avaliação de reação a moléstias, determinação do peso do hectolitro, características agronômicas e outras características qualitativas e quantitativas, a critério da Comissão Brasileira de Pesquisa da Aveia (CBPA).
Escolha da cultiva
A escolha de uma cultivar deve considerar sua potencialidade para rendimento de grãos e suas características agronômicas:
- suscetibilidade ao acamamento, a moléstias (principalmente às ferrugens e manchas foliares), a geadas, além de ciclo e qualidade industrial.
Um crescimento excessivo da planta, provocado por condições meteorológicas favoráveis e grande disponibilidade de nitrogênio (N) no solo, predispõe a planta a acamar As condições favoráveis para o estabelecimento de patógenos, são, em geral, temperatura e umidade do ar altas.
As principais moléstias são as ferrugens, porém nem todas as cultivares reagem da mesma forma a essas doenças, necessitando de um correto monitoramento e controle. A reação de cultivares às ferrugens é um processo dinâmico, pois há uma constante mudança das raças de fungos, além de interação com as condições de ambiente.
Algumas cultivares são mais sensíveis às geadas, que ocorrem frequentemente durante o período de crescimento vegetativo. Deve-se evitar o uso de cultivares sensíveis a geadas em regiões onde a probabilidade de ocorrência desse fenômeno seja alta. Em relação ao ciclo das cultivares, este é menor em épocas de semeadura tardias, comparando-se com a semeadura em época normal. Também, o ciclo tende a decrescer em regiões com temperaturas médias mais altas.
José Luis da Silva Nunes
Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia
Fonte
Indicações Técnicas da Cultura da Aveia: XXXIV Reunião da Comissão Brasileira da Pesquisa da Aveia. LÂNGARO, N.C.; CARVALHO I.Q. (Orgs.). Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2014. 136 p.