A aveia é uma das principais culturas utilizadas no Sul do Brasil quando se visa à diversificação na exploração agrícola, e sua área de cultivo cresce continuamente, em razão da necessidade de alternativas para rotação de culturas. O seu cultivo é realizado com as finalidades de cobertura verde/morta de solo no inverno, forragem verde, feno, silagem e produção de grãos, antecedendo a implantação de culturas de verão.
Esse cereal desempenha importante papel na sustentabilidade do sistema de plantio direto, pois as atuais cultivares de aveia branca têm alta capacidade de produção de palha, com relação carbono/nitrogrênio (C/N) elevada e, portanto, velocidade menor de decomposição. O sucesso do cultivo de aveia por meio do sistema de plantio direto requer um conjunto de procedimentos que antecedem a implantação da lavoura: a sistematização da área, a correção da acidez do solo, a descompactação do solo, o planejamento de um sistema de rotação de culturas e o manejo de restos culturais da cultura anterior e de culturas de cobertura verde/morta do solo. Graças ao intenso melhoramento genético e à variabilidade genética existente, a aveia é hoje um cereal adaptado a diferentes regiões edafoclimáticas, sendo cultivada em todos os continentes. No Brasil, são cultivadas duas espécies de aveia bem distintas e com características fenotípicas e agronômicas também diferentes.
A aveia preta (Avena strigosa Schreb) é uma espécie diploide e é utilizada mais como cobertura de solo após o cultivo da soja, antecedendo a próxima cultura de estação quente. Pode ser utilizada, também, como forrageira para propiciar alimento aos animais, no período de outono e inverno-primavera no Sul do Brasil. A. strigosa apresenta áreas relativamente pequenas e tem expressão no Cone Sul da América do Sul (Brasil, Argentina e Chile) como planta forrageira.
A aveia branca (Avena sativa) é uma espécie hexaploide tendo aptidão ideal para a produção de grãos e aptidão forrageira. Estima-se que essa espécie ocupe cerca de 80% da área mundial de aveia destinada à produção de grãos. A aveia tem sido utilizada pelos produtores de grãos da região Sul do Brasil como importante componente do sistema de rotação e sucessão de culturas, pois, sendo implantada durante o outono e o inverno, propicia melhorias ao sistema de cultivo tanto nas propriedades físicas como químicas do solo.
Outros benefícios da aveia são a redução da quantidade de plantas daninhas e a menor incidência de pragas e doenças em campo. A aveia possui múltiplas formas de utilização:
- Produção de grãos para consumo humano;
- Matéria-prima industrial para a produção de cosméticos;
- Para a indústria química;
- Formação de pastagens de inverno para pastejo direto e/ou elaboração de feno e de silagem;
- Cobertura de solo e adubação verde com vistas à implantação de culturas de verão.
A maior parte dos grãos de aveia é destinada ao arraçoamento animal, especialmente cavalos de corrida. A inclusão de produtos derivados de aveia na merenda escolar, além de significar a oferta de um alimento de alta qualidade nutritiva para as crianças, poderia contribuir para a formação do hábito de consumo pela população, representando uma expansão do mercado desse grão alimentício.
Para alimentação humana, não se tem, no Brasil, dados de quantas toneladas de grãos/ano são utilizadas pelas indústrias. Novas indústrias estão sendo instaladas no Sul do Brasil visando ao preparo de alimentos para humanos. Mais de 150 produtos derivados de aveia estão disponíveis no mercado brasileiro.
O cultivo de aveia pode ser atribuído à necessidade de diversificação das propriedades, aos preços favoráveis do mercado interno, às barreiras à importação, à disponibilidade de cultivares com potencial de rendimento superior, ao aumento do consumo humano de alimentos à base desse produto, ao desenvolvimento de bacias leiteiras (terminação de bovinos nas regiões tradicionais de produção de grãos em pastagem cultivada) e ao grande consumo pelos equinos, nos hipódromos e haras.
José Luis da Silva Nunes
Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnia
Fonte
Indicações Técnicas da Cultura da Aveia: XXXIV Reunião da Comissão Brasileira da Pesquisa da Aveia. LÂNGARO, N.C.; CARVALHO I.Q. (Orgs.). Passo Fundo: Editora da Universidade de Passo Fundo, 2014. 136 p.