CI

Característica da aveia

-



Foto: Compre Rural

A aveia pertence à família Poaceae (Antiga família das gramíneas), subfamília Pooideae, tribo Aveneae e gênero Avena. As espécies de aveia são plantas de clima temperado, que podem ser cultivadas em diferentes condições climáticas e para diversos fins, como a produção de grãos para alimentação humana e animal, forragem e cobertura do solo, além de servir como adubação verde e como inibidora da infestação de invasoras (alelopatia).

As principais espécies cultivadas são a aveia branca (Avena sativa) e a aveia amarela (Avena byzantina), que apresentam folhas largas e colmos grossos, e a aveia preta (Avena strigosa), que apresenta folhas estreitas e colmos finos.

As espécies de aveia apresentam hábito cespitoso, com crescimento dependente da cultivar e de fatores ambientais, tais como clima e solo, podendo atingir alturas superiores a um metro. As raízes são do tipo fasciculadas, os colmos cilíndricos, eretos e de nós e entrenós cheios. As folhas apresentam lígula desenvolvida, desprovida de aurícula, com lâminas foliares entre 15 a 40 cm de comprimento e de largura entre 6 e 20 cm, variando em função da espécie. As espécies deste gênero apresentam como inflorescência uma panícula piramidal, cujos grãos são cariópses indeiscentes primárias e secundárias, mas raramente terciárias. Os frutos são pequenos, contendo uma única semente com lema e pálea aderidos a cariópse e pequena camada de pericarpo. O ciclo da cultura varia de 120 a 200 dias, em função da cultivar e época de plantio.

Características agronômicas

É cultivada, principalmente, nos estados do Sul. É utilizada para alimentação de equinos ou para suprir as indústrias de cereais matinais (flocos e farinha). A aveia branca pode ser utilizada para composição de pastagens anuais de inverno, para conservação na forma de feno e silagem, inclusive de grãos úmidos, ou como duplo-propósito, quando é pastejada durante fins de outono até meados do inverno e, então diferida para a produção de grãos ou ensilagem. As cultivares modernas embora liberadas como resistentes à ferrugem da folha, necessitam de tratamento com fungicidas a exemplo dos outros cereais de inverno. Também, podem sofrer com ataque de pulgões. Se esses problemas não forem tratados adequadamente, a produção de forragem da cultura de aveia branca pode ser parcialmente comprometida e a produção de grãos pode ser totalmente perdida. Novas raças de ferrugem da folha surgem com frequência e provocam danos superiores aos verificados nos demais cereais de inverno.

A incidência de pulgões-da-aveia (Rhopalosiphum padi L.) que transmitem virose como o complexo do Vírus do Nanismo Amarelo da Cevada (VNAC) pode comprometer a produção de forragem e de grãos, especialmente em anos com estiagem no início do ciclo. Adaptação e estabelecimento Aveia branca é menos rústica do que a aveia preta, mais exigente em fertilidade de solo e menos resistente à seca, mas mais tolerante ao frio. A época de semeadura de aveia branca no Rio Grande do Sul é de março a maio, para pastagem, e de maio a julho, para produção de grãos, depende da região.

Para grãos é semeada em maio nas regiões mais quentes como Missões do RS e julho nos Campos de Cima da Serra (Muitos Capões, Vacaria, Esmeralda e Bom Jesus). A calagem e a adubação devem seguir a indicação para a espécie. Indica-se semeá-la no mesmo espaçamento usado para trigo (0,17 a 0,20 m).

Para produção de semente indica-se usar de 250 a 300 sementes aptas m-2 e 350 a 400 sementes aptas m-2 para duplo-propósito (pastejo ou produção de grãos) ou formação de pastagem solteira. A quantidade de semente a ser usada varia de 80 a 100 kg ha-1 para produção de sementes e, de 120 a 140 kg ha-1, para duplo-propósito ou pastagem. O peso de 1.000 sementes varia de 32 a 45 g. Quando consorciada, a quantidade de semente pode ser de 60 a 80 kg ha-1. A profundidade de semeadura deve variar de 3 a 5 cm.

A área

O desenvolvimento da cultura da aveia é favorecido em solos bem drenados, mas que também têm capacidade de reter água e nutrientes em formas disponíveis às plantas, além de não apresentar restrições ao crescimento radicial, como excesso de alumínio e de compactação, baixa incidência de plantas daninhas e pressão de fitopatógenos. Dessa forma, as áreas indicadas para o cultivo são, geralmente, solos de textura franca a argilosa, com pouca acidez, sendo utilizadas em rotação com outras culturas de inverno e cobertura de solo. Essas condições são importantes para a produção de grãos, possibilitando maior resposta de rendimento e de qualidade industrial à fertilidade do solo (propriedades físicas, químicas e biológicas, que favorecem o crescimento das plantas). 

Clima

A aveia é uma planta de clima temperado, mas pode ser cultivada em regiões subtropicais e, até mesmo, tropicais. Além disto, a cultura pode ser emplementada em condições de altitude que vão desde o nível do mar até mil metros. Deve-se frisar, entretanto, o fato de que temperaturas elevadas no florescimento, acima de 32ºC, podem provocar a esterilidade das flores e/ou promover a maturação acelerada dos grãos.

 

José Luis da Silva Nunes

Engenheiro Agrônomo, Dr. em Fitotecnica

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.