Importância das máquinas na produção de arroz
A colheita, é uma etapa relativamente lenta, os grãos de arroz precisam passar por limpeza, secagem, seleção e empacotamento
Por Mônica Vieira
O arroz é um alimento simples e rápido de preparar mas, até chegar na mesa do consumidor, o cereal passa por vários e longos processos, a maioria automatizados, utilizando tecnológias de ponta, para facilitar a vida de toda a cadeia de funções, que torna o produto pronto para o consumo. O que significa claramente que, as máquinas exercem, desde muito tempo, um papel fundamental para agilizar todas as fases do plantio e atender as demandas do mercado, cada vez mais exigente.
O mercado oferece uma infinidade de máquinas com funções diversas, usadas na produção de arroz com a preocupação de evitar perdas e garantir a qualidade dos grãos colhidos. Todas as etapas são trabalhosas, exigem a atuação de máquinas desde a preparacão do solo, mas o processamento do produto, em escala industrial, é bem mais complicado, quando entram em cena outros equipamentos.
A colheita, é uma etapa relativamente lenta, os grãos de arroz precisam passar por limpeza, secagem, seleção e empacotamento. Tudo isso é feito com auxílio de máquinas.
As selecionadoras ópticas, que atuam com a missão de detectar e remover defeitos como: grãos gessados, manchados, outros qualquer problemas de cor, além de materiais estranhos, permitindo que o arroz alcance o padrão de qualidade.
Essas máquinas, desde que começaram a ser usadas provocaram uma verdadeira revolução em termos de agilidade.
São equipamentos caros, mas que compensam o investimento e, além disso não dispensam a mão de obra especializada, o que garante ainda mais um processo preocupado com a qualidade do arroz que chegará à mesa do consumidor.