Classificação dos grãos de arroz com a peneira rotativa
Além de classificar o arroz por tamanho, a peneira rotativa com porta separa os grãos por até quatro tamanhos
O arroz é o 3º maior cultivo brasileiro, ficando atrás somente da soja e do milho, sendo o Rio Grande do Sul o maior produtor do grão do país. Para o bom cultivo do arroz é necessário plantar em solo de inundação com drenagem, preparar o solo com eficiência, escolher a variedade do grão, entre outros. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), existe a projeção de novo recorde para a produção de grãos brasileiros para a safra 2022/2023. A estimativa é de que sejam produzidas 272,5 milhões de toneladas. Por isso a importância de otimizar o processo de plantio, cultivo e colheita.
Dentro desses processos importantes, existe a separação do grãos, já feita de forma manual, mas que hoje pode ser totalmente automatizado com o maquinário correto.
Peneira
Depois de um longo processo de cultivo, o arroz é colhido entre 100 dias e 150 dias após o plantio, quando as espigas já estão amarelas e as folhas secas. Durante esse processo é realizada a separação do grão. Entre os tipos de peneiras industriais para fracionar o tamanho das partículas e/ou ajudar na separação de impurezas, existe a peneira rotativa com porta.
Feita de forma mecânica pela peneira rotativa com porta, essa separação auxilia na escolha do grão a ser comercializado, pois, separa os grãos por até quatro tamanhos otimizando o trabalho do produtor.
A peneira funciona através do conjunto de malhas sobrepostas que fazem movimentos rotativos. O produto entra, passa pela peneira onde o produto é turbilhonado e os grãos de dimensões menores são separados dos grãos de dimensões maiores, já esses são direcionados à saída principal.
Além disso, a máquina pode ter tamanho variável que comporte a necessidade do agricultor.