CI

Arroz Vermelho

-


Arroz vermelho (Oryza sativa)

A denominação “arroz vermelho” deve-se à coloração avermelhada do pericarpo dos grãos, devido ao acúmulo de tanino ou de antocianina. No passado o arroz vermelho já foi cultivado nos países asiáticos, entretanto em função do baixo rendimento de grãos e sabor desagradável esse tipo de arroz deixou de ser cultivado.

O arroz vermelho é a principal invasora das lavouras de arroz e é um dos principais fatores que limita o aumento do potencial de rendimento das lavouras. O arroz vermelho é considerado a planta daninha que mais danos causa a rizicultura. As perdas de produtividade em lavouras infestadas com arroz vermelho podem facilmente superar os patamares de 30%. Altos níveis de infestação podem inviabilizar áreas de produção.

A presença dos grãos de arroz vermelho junto aos grãos de arroz contribui para a diminuição da qualidade física do arroz produzido, isto em função da diminuição do rendimento de engenho, aumento de grãos manchados e gessados.

A planta daninha arroz vermelho pertence a mesma espécie do arroz cultivado. Devido à semelhança entre ambos, principalmente com relação aos aspectos de biologia e fisiologia, tornam o controle do arroz vermelho bastante difícil.

As características predominantes das plantas e sementes de arroz vermelho que os distinguem das cultivares de arroz, e que acarretam fortes prejuízos às lavouras de arroz. As características que podem ser citadas são:

- Agressividade e adaptabilidade;

- Porte alto;

- Colmos finos;

- Alto vigor;

- Sementes com dormência.

Os prejuízos potenciais são:

- Compete por nutrientes e luz durante todo o ciclo da lavoura;

- Competição por luz / sombreamento da lavoura;

- Ocasiona acamamento da lavoura;

- Alto potencial competitivo desde o início da implantação da lavoura;

- Sementes viáveis por vários anos nas área infestadas.

O potencial de prejuízo do Arroz Vermelho é bastante alto, tanto no aspecto quantitativo (produtividade), como no aspecto qualitativo (qualidade do arroz produzido). Portanto, um bom manejo e controle do arroz vermelho são vitais para uma produção sustentável e rentável, além de garantir a viabilidade das áreas para o cultivo do arroz.

 

 

José Luis da Silva Nunes

Eng. Agrº, Dr. em Fitotecnia

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.