CI

Entenda o uso de fertilizantes minerais no plantio do arroz

O solo não conta com todos os nutrientes que a planta precisa em cada estágio do seu ciclo de vida, por isso o fornecimento da adubação correta é tão importante


Foto: José Luis da Silva Nunes

O fertilizante mineral, como o próprio nome indica, é um produto rico em minerais importantes para o desenvolvimento da planta, como é o caso do nitrogênio, do enxofre e do fósforo. Eles são provenientes de depósitos minerais ou produzidos quimicamente. O uso está diretamente ligado com a função não só de melhorar, mas também de preservar a fertilidade do solo, uma vez que nutrientes são retirados dele a cada colheita. 

O solo não conta com todos os nutrientes que a planta precisa em cada estágio do seu ciclo de vida, por isso o fornecimento da adubação correta é tão importante. O uso no plantio de arroz tem atingido resultados notáveis. Existem experimentos em andamento que já apontam resultados satisfatórios, que consite na substituição dos defensivos químicos por um métodos que envolve a fase do plantio empregando fertilizantes minerais, que por aí só  atendem a necessidade nutricional da planta e dispensam o uso de inseticidas, fungicidas e herbicidas, associadas às práticas de manejo e controle biológico. 

Os resultados  demonstraram que as tecnologias utilizadas são eficientes para que a produção de arroz sem defensivos químicos, se destaque em volume, qualidade, sem risco de contaminação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.