Calagem do arroz irrigado gera produtividade
O método corrige a acidez do solo e gera condições ainda mais favoráveis para o crescimento do plantio
Por Mônica Vieira com resenha de Aline Merladete
No cultivo de arroz irrigado, a correção da acidez acontece de forma natural. Na prática é uma consequência do processo de redução do solo, que resulta em um conhecido como “autocalagem”.
Já o processo de cálculo no plantio de arroz é gradual e progressivo, até que a Correção do solo propicie o ambiente ideal para o desenvolvimento da cultura, que acontece pela ação de microrganismos implantados no solo e, consite também na aplicação de calcário na área do plantio.
O processo dura entre 4 e 6 semanas após a inundação do solo.
A calagem é uma prática eficaz na correção da acidez do solo e usada para o fornecimento de cálcio e magnésio para as plantas. Com essa técnica é possível reduzir a atividade de elementos tóxicos encontrados, por exemplo, sem alumínio, magnésio e ferro. De acordo com técnicos da Embrapa os resultados são bastante positivos, porque dessa forma é fornecido um aumento da disponibilidade de nutrientes essenciais no solo.
Já quando o método escolhido é o de sistemas pré-germinados ou de transplante de mudas, a ocorrência da “autocalagem” pode dispensar a aplicação de nutrientes, uma vez que as plantas já encontram o solo com acidez corrigida e condições ideais para o desenvolvimento, na inundação do solo desde o início do ciclo.