Foco dos cotonicultores é o controle de pragas e doenças
Excesso de umidade em algumas regiões tem favorecido a proliferação de pragas e doenças
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o monitoramento das lavouras de algodão no Brasil. De acordo com informações divulgadas pela Conab, o clima em Mato Grosso tem sido favorável para o desenvolvimento da cultura do algodão, mas o excesso de umidade em algumas regiões tem favorecido a proliferação de pragas e doenças, que, no entanto, estão controladas.
Na Bahia, as lavouras apresentam boas condições de desenvolvimento, graças às boas condições climáticas. As lavouras estão principalmente em formação de maçãs. Em Goiás, as lavouras também apresentam boas condições de desenvolvimento, principalmente na região Sudoeste, onde grande parte das lavouras está em início de formação de maçãs.
No Sul do Maranhão, a cultura do algodão também está em boas condições. As lavouras semeadas encontram-se em floração e formação de maçãs. Em Mato Grosso do Sul, a maior insolação diária tem favorecido a recuperação do atraso fisiológico provocado pelo período chuvoso, especialmente na região Norte do estado.
Em Minas Gerais, as lavouras de algodão de sequeiro estão em formação de maçãs, enquanto as irrigadas estão em fase de desenvolvimento vegetativo e início do reprodutivo. Já no Piauí, as lavouras apresentam bom desenvolvimento e estão em fase de formação de maçãs.
O monitoramento das lavouras de algodão realizado pela Conab é fundamental para garantir a qualidade e a produtividade da cultura no país. Através dessas informações, os produtores podem identificar possíveis problemas e tomar medidas preventivas para garantir a saúde das plantas e um melhor rendimento na colheita.
PROGRESSO DA SAFRA
Semana de 02 a 08 de abril de 2023
Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações do boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)