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A recomendação é vender milho

É preciso observar o mercado de perto



Para os produtores que ainda possuem estoque da safra 2023/24, a recomendação é vender o milho Para os produtores que ainda possuem estoque da safra 2023/24, a recomendação é vender o milho - Foto: Nadia Borges

Segundo informações da TF Agroeconômica, o mercado de milho no Brasil enfrenta um cenário de escassez devido a uma quebra de safra de 12,28%, reduzindo a produção de 131,9 milhões de toneladas na safra 2022/23 para 115,7 milhões na safra 2023/24. Esse quadro acirra a disputa pelo milho remanescente, com exportadores e indústrias de carnes disputando o grão, essencial para a ração animal. 

A situação levou a uma alta nos preços do milho no final de outubro, alcançando níveis que desafiam a capacidade de pagamento das indústrias de carnes, como reportado pelo Cepea. Em resposta, essas indústrias buscam alternativas para compor a ração, o que pode sinalizar uma reversão nos preços, observada na B3 na última sexta-feira.

Para os produtores que ainda possuem estoque da safra 2023/24, a recomendação é vender o milho, visto que o preço atual de R$ 72,55 oferece um lucro de 5,11% sobre o custo de produção estimado pelo Deral-PR, e há o risco de os preços caírem com a possível reversão de tendência. Esse movimento ocorre em meio à forte demanda externa pelo milho americano, que somou vendas de 3,6 milhões de toneladas na última semana, impulsionando o mercado dos EUA, além de um aumento leve nas exportações brasileiras, de 6,22 para 6,24 milhões de toneladas em outubro.

Entre os fatores que podem pressionar os preços para baixo estão o aumento das vendas de produtores nos EUA, aproveitando os bons preços em Chicago, e as melhores condições climáticas na Argentina, onde as chuvas favorecem o plantio. Essa situação climática, somada à especulação sobre o cenário político norte-americano, como um possível retorno de Trump à presidência, pode impactar os mercados de forma adversa, afetando também o milho brasileiro.

Diante deste panorama, a TF Agroeconômica aconselha os produtores a observarem o mercado de perto, aproveitando as oportunidades de venda antes que uma queda significativa nos preços ocorra devido aos fatores externos e a busca por alternativas pelas indústrias locais.
 

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