CI

Algodão: produtores e comerciantes atentos ao mercado

Indicador CEPEA/ESALQ volta a oscilar e acumula alta de 6,4% em fevereiro


Vendedores mantêm-se firmes nos valores, impulsionados pelos patamares externos

O mercado do algodão em pluma continua a apresentar oscilações significativas, conforme apontado pelo Indicador CEPEA/ESALQ. Após atingir a marca de R$ 4,30 por libra-peso em 20 de fevereiro, o indicador retornou à casa dos R$ 4,20/lp. No entanto, na parcial do mês até o dia 26, acumula uma valorização de 6,4%.

De acordo com análises dos pesquisadores do Cepea, os vendedores demonstram estar capitalizados, mantendo-se firmes nos valores praticados, influenciados pelos patamares externos do mercado. Enquanto isso, produtores estão acompanhando de perto o desenvolvimento do algodão da safra 2023/24, e aqueles que ainda detêm a pluma da temporada anterior estão em busca de boas oportunidades de venda.

MAIS: ALGODÃO: Plantio na reta final

No mercado, os comerciantes têm dado prioridade para realizar negócios "casados", buscando alinhar interesses entre compradores e vendedores. Algumas indústrias têm demonstrado interesse em adquirir a fibra tanto para o curto prazo quanto para novos contratos a termo, embora com cautela devido ao repasse dos custos aos manufaturados.

Diante da necessidade de compra imediata, algumas empresas têm ofertado valores mais atrativos, especialmente para lotes de qualidade superior, como destacam os pesquisadores do Cepea. Esse movimento visa atrair vendedores e manter a liquidez no mercado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.