CI

Um banco criador de bois na Amazônia


Amado de Olveira Filho

       O Banco Opportunity - do Banqueiro Daniel Dantas, criado e com sede na Maravilhosa Cidade do Rio de Janeiro, o mesmo banco que foi afastado da administração da Brasil Telecom em Dezembro de 2005 sob a acusação de  irregularidades que culminaram em perdas de mais de R$ 360 milhões  - é o maior criador de bois na Amazônia. Nenhum mal nisto, afinal, todos têm o direito de investir na pecuária, uma atividade necessária para a produção de alimentos e gratificante para quem a prática.

      A incursão do Opportunity na Amazônia está bastante concentrada no Estado do Pará, segundo matéria veiculada no Jornal Valor Econômico onde, na Agropécuária Santa Bárbara detém participação relevante, reúne hoje, após apenas três anos de atividade, o maior rebanho bovino do País e, um dos maiores do mundo. Têm-se notícias que o Daniel Dantas não participa diretamente da gestão da Santa Bárbara, mas já entende bastante de gado bovino.

      Os números do empreendimento são impressionantes. No final de 2007, com apenas dois anos de atividade o rebanho já era de 423 mil cabeças, com a previsão de nascimento de 143 mil cabeças em 2008 e 185 mil em 2009, mais aquisições que deverão ocorrer, o negócio girará em torno de um milhão de cabeças de gado! Claro que com tudo isto acontecendo o mercado de gado no Pará aqueceu e beneficiou os produtores de menores portes.

      Ainda sobre os números da Fazenda Santa Bárbara verifica-se que todas as suas terras somam aproximadamente 510 mil hectares que equivalem a mais de três vezes o território do município de São Paulo. Um grande projeto! Seus administradores estão apostando em modelos modernos de gestão e aprimoramento genético para obterem grandes lucros, inclusive com ampliação das atividades nas áreas de energia, leite, florestas, etc.

      Porém, sempre tem um porém. É conveniente que as autoridades busquem saber quem são os demais sócios deste mega-projeto, mesmo sendo a Santa Bárbara uma empresa S/A. Esta semana encontrei um produtor rural da região sul do Pará e, segundo ele, o comentário corrente na região, é que se comprovar os grandes sócios de Daniel Dantas no projeto, a República Federativa do Brasil se estremecerá. Será?

      Outro sentimento no sul do Pará é o sentimento divisionista. Em dado momento, percebe-se que tem muita gente interessada na criação do Estado do Carajás. Como sabemos o sul do Pará carece de representatividade, no entanto, coincidentemente, no novo Estado estariam concentrados os grandes negócios do Opportunity.

      O Brasil é de fato um País de grandes oportunidades, existem outros casos de projetos de grande monta como o da Santa Bárbara. Tudo isto é possível pela vocação agropecuária do nosso território. Por outro lado, um outro carioca também faz sucesso lá pelas bandas do Estado do Pará, o Carlos Minc. Certamente um testemunho do Ministro a respeito da sustentabilidade do projeto ajudaria em muito a comercialização da produção da Agropecuária Santa Bárbara.

      Enquanto isto não ocorre, vamos vendo um banqueiro se transformando no rei do gado!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.