CI

Sete hábitos de atuação responsável no campo para alimentar o mundo


FMC
Por *Maria de Lourdes Setten Fustaino
O agronegóciobrasileiro ganhacada vez mais relevância dentro no cenário econômico mundial. Diante disso, a proteção dos cultivos, da saúde humana e do meio ambiente para produção de alimentos de qualidade é imprescindível para alimentar o mundo de maneira sustentável e responsável.

Nesse panorama, profissionais que trabalham diretamente com a agricultura têm o compromisso e dever de desenvolverdiversas formas de educar, conscientizar e levar o conceito de boas praticas agrícolas aos campos brasileiros de maneira eficaz e inovadora, rumo a uma agricultura forte e responsável.

Com objetivo de atender esse cenário, a FMC Agricultural Products, uma das maiores empresas no segmento de defensivos agrícolas, criou o Programa Atuando com Responsabilidade, que tem como proposta transmitir à comunidade rural de forma simples e didática amensagem sobre os 7 hábitos da atuação responsável, que são eles: Aquisição de Produtos atraves de Receituário Agronômico; Transporte Seguro; Armazenamento; Preparo de Calda; Utilização Adequada de Equipamentos de Proteção individual (EPI); Tecnologia de Aplicaçãoe Destinação e sobras de embalagens.Siga os sete hábitos de atuação responsável no campo e alimente o mundo de maneira mais sustentável:

O 1° hábito é “Aquisição de produto por meio de Receituário Agronômico”.Antes de comprar um produto fitossanitário, é fundamental consultar um Engenheiro Agrônomo para fazer uma avaliação correta dos problemas da lavoura, como o ataque de pragas, doenças e plantas daninhas. Após essa avaliação, compre o produto com a receita agronômica e guarde uma via. Exija e guarde a nota fiscal, que é a garantia perante o Código de Defesa do Consumidor. Certifique-se, ainda, de que a quantidade do produto comprado será suficiente para tratar a área desejada, evitando adquiri-lo em excesso, e examine o prazo de validade, além de não aceitar embalagens danificadas e rótulos e bulas ilegíveis. Para executar o primeiro hábito, a FMC disponibiliza o site www.pragasagricolas.com.br e também o aplicativo “FMC Agrícola do Brasil” para baixar na AppStore ou no Android Market que poderá consultar todos os manuais de plantas infestantes, pragas e insetos de qualquer lugar, nas pontas dos dedos.

O 2° hábito é o “Transporte Seguro”. Transportar produtos fitossanitários é uma tarefa de alta responsabilidade e exige que sejam tomadas várias medidas de prevenção para diminuir o risco de acidentes em vias públicas e aumentar as chances de sucesso em atendimentos de emergências. São medidas que visam proteger a integridade física das pessoas, conservar o patrimônio público e preservar o meio ambiente. As exigências e dicas para transporte correto são: Avalie as condições do veículo utilitário (caminhonete); Organize adequadamente a carga;Não transporte os produtos com: Alimentos e rações; Medicamentos; Pessoas e animais; Mantenha sempre em ordem o kit de emergência, kit de equipamentos individuais e documentos (Nota Fiscal, Envelope de Emergência, Ficha de Emergência).

O 3° hábito é o “Armazenamento”. As normas para armazenar produtos fitossanitários no Brasil foram revistas e tornaram-se mais rigorosas a partir da publicação do Decreto 4.074, de 4 de janeiro de 2002. Além da exigência do Licenciamento Ambiental, as implicações legais num caso de acidente podem ser agravadas, se comprovada a não observância das normas vigentes, pois os infratores poderão ser punidos de acordo com a Lei de Crimes Ambientais. Para operar um armazém comercial com produtos fitossanitários, é necessário obter todos os documentos exigidos junto aos órgãos estaduais e municipais. Entre os mais importantes estão: alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura; certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros; licença de operação expedida pelo órgão de meio ambiente; e laudo de para-raios. Todos esses documentos são baseados na edificação, pavimentação, drenagem, ventilação, iluminação, medidas de proteção contra incêndio, proteção coletiva e sistema de contenção de resíduos, além da sinalização, organização do armazém e empilhamento dos produtos.

O 4° hábito é o “Preparo da Calda”que exige muita atenção, pois é neste momento em que o trabalhador manuseia o produto concentrado. Por isso, a embalagem deve ser aberta com cuidado para evitar o derramamento. A utilização de balanças, copos graduados, baldes e funis específicos tornam-se necessárias. Outras regras importantes são: nunca utilizar esses equipamentos para outras atividades, fazer a lavagem da embalagem vazia logo após o seu esvaziamento e também lavar os utensílios e secá-los ao sol logo após o preparo da calda. Além disso, use apenas o agitador do pulverizador para misturar a calda, utilize sempre água limpa para prepará-la e evite o entupimento dos bicos do pulverizador, verifique se todas as embalagens usadas estão fechadas e guarde-as no depósito. Por último, porém não menos importante, manuseie os produtos longe de crianças, animais e pessoas desprotegidas.

Utilização Adequada de Equipamentos de Proteção individual (EPI)” é o 5° hábito. Nas lavouras, a função básica do EPI é proteger o organismo de exposições ao produto tóxico, minimizando todo e qualquer risco de intoxicação durante o manuseio ou a aplicação de produtos fitossanitários. Por isso, são responsabilidades do empregador o fornecimento dos EPIs adequados ao trabalho, devidamente higienizados, além da instrução e do treinamento dos trabalhadores quanto à utilização correta. Fiscalizar e exigir o uso dos EPIs também faz parte de suas obrigações, além de repor os equipamentos danificados. Já a obrigação do trabalhador é usar e conservar o EPI. Entre os mais importantes estão luvas, respiradores, viseira facial, jaleco e calça hidrorrepelentes, jaleco e calça em não tecido, boné árabe, capuz ou touca, avental e botas.

Já o 6° hábito é a “Tecnologia de Aplicação”. Toda vez que realizar um tratamento fitossanitário com a utilização de produtos químicos, é necessário responder, no mínimo, três perguntas para garantir bons resultados agronômicos: Qual é o alvo biológico que precisa ser controlado? Qual o tratamento mais adequado? Como realizar uma aplicação eficaz? Isso porque a aplicação errada de produtos químicos é sinônimo de prejuízo, pois além de gerar desperdício, aumenta consideravelmente os riscos de contaminação das pessoas e do ambiente. A Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários consiste na aplicação dos conhecimentos científicos a um determinado processo produtivo. É preciso se atentar a alguns fatores, como a agitação da calda, a utilização dos filtros corretos, o volume de pulverização a ser utilizado, o tamanho das gotas, as condições climáticas e a escolha dos equipamentos de pulverização.

O último e 7° hábito é“Destinação e Sobra de Embalagens”. O principal motivo para realizarmos a destinação final correta às embalagens vazias dos agrotóxicos é diminuir o risco para a saúde das pessoas e de contaminação do meio ambiente. Porém, trata-se de um procedimento complexo que requer a participação efetiva de todos os agentes envolvidos na fabricação, comercialização, utilização, armazenamento e no processamento dessas embalagens. Neste processo, os usuários devem preparar os recipientes vazios e manter suas respectivas tampas e rótulos; armazená-los em local apropriado, até a sua devolução; transportá-los e devolvê-los à unidade de recebimento indicada pelo canal de distribuição na nota fiscal, dentro do prazo de validade; manter em seu poder, para fins de fiscalização, os comprovantes de entrega das embalagens (pelo período de um ano), a receita agronômica (por dois anos) e a nota fiscal do produto.

Os produtos fitossanitários existem para proteger o campo e aumentar a produtividade e a rentabilidade nas lavouras. Com os sete hábitos de atuação responsável, todos nós podemos alimentar o mundo com mais segurança, qualidade e sustentabilidade. A FMC investe nessas ações e em novas tecnologias, pois acredita no crescimento do País por meio da agricultura sustentável.

* Diretora de registro da FMC AgriculturalProducts

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.