CI

Planejamento: solução para o estresse


Cláudio Boriola

Problemas financeiros ninguém quer ter, principalmente carregá-los por muito tempo. Uma pessoa que se afundou em dívidas, por descuido, necessidade ou falta de planejamento, pode ter desencadeado uma crise de estresse que tende a desestabilizá-la psicologicamente.

 

Infelizmente, as empresas que percebem os problemas pessoais dos funcionários ainda são minoria. Resumem-se às grandes corporações ou então a empresas mais bem estruturadas por seus proprietários, que não confundem produtividade com produção. A diferença é simples: para aumentar a produção, basta aumentar a carga horária dos funcionários, deixando-os descontentes. Para aumentar a produtividade não é necessário mexer na carga horária. Há de se tomar medidas que aumentem a qualidade do trabalho realizado, deixando o funcionário à vontade na hora de dar opiniões, sugestões e até no momento de fazer críticas. Para isso, algumas empresas estão adotando uma série de benefícios, que são utilizados pelos funcionários dentro ou fora do horário de serviço. Acompanhamento psicológico, academia de ginástica, local para descanso após o almoço e até sessões de ioga são acessórios que uma empresa pode oferecer para o seu funcionário, a fim de diminuir a carga de estresse e aumentar a produtividade. Essas soluções acabam criando ou aumentando o vínculo do funcionário com a empresa. Quando surgir uma oportunidade para trocar de emprego, com certeza ele vai pensar duas vezes antes de sair de um local bem estruturado.

 

É importante também não depender somente de sua empresa para fugir do estresse. Muitas pessoas conseguem minimizar os efeitos negativos de um cotidiano agitado aumentando a área verde na sua casa, simplesmente reservando um espaço do dia para orações, praticando artes marciais ou até comendo chocolate (o que não é lá muito saudável, mas funciona para alguns!). Algumas paradas durante o dia, para relaxamento, também são recomendadas. Nessa pausa, deve-se respirar lenta e profundamente, sentindo os pulmões se enchendo de ar.

 

Um funcionário estressado, conseqüentemente, vai trabalhar de forma desmotivada. Ocorrerão atrasos e até faltas, o que criará um ciclo: com descontos em sua folha de pagamento, o funcionário terá o seu descontentamento reforçado. Se ele estiver pagando alguma dívida ou algum compromisso financeiro mensal, o dinheiro fará falta. Pronto, está formado o ciclo. Um funcionário com esse problema ficará estagnado e não terá chances de concorrer a uma promoção. A acomodação é a principal barreira que uma pessoa precisa vencer antes de buscar uma promoção e conseguir o tão sonhado crescimento profissional. Orientação psicológica é indispensável nesses casos, mas é mais importante ainda a pessoa estar ciente de seu problema e aceitar ajuda de um psicólogo. Nada pior do que se fechar em seu mundo e se acostumar com a situação.

 

O que ocorre é que grande parte dos tratamentos propostos não acaba com o problema real, que está causando o estresse. É como um remédio para dor, que pára a dor, mas não trata o que a causa. Por isso, é extremamente importante estar atento às fontes geradoras de problemas no nosso dia-a-dia. Existem várias fontes de estresse, que vão desde a morte de familiares próximos até modificação de hábitos alimentares, e mais de vinte sintomas, desde boca seca até irritabilidade.

 

Alguns psicólogos também pregam que, para evitar o estresse, o indivíduo deve se antecipar em relação a um provável problema. Não por acaso, é o que saliento praticamente todas as semanas. O planejamento é a chave para não ser apanhado de surpresa e garantir dias sem dívidas para o resto da sua vida.

 

Cláudio Boriola Consultor Financeiro, Conferencista, Especialista em Economia Doméstica e Direitos do Consumidor. Fundador e Presidente da Boriola Consultoria empresa criada há mais de doze anos. Autor do livro Paz, Saúde e Crédito - Editora Mundial, batizado por Paulo Henrique Amorim como "A bíblia dos endividados", e do Projeto para inclusão da disciplina "Educação Financeira nas Escolas". Fale com o Consultor [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.