CI

Férias: imprescindível planejar


Cláudio Boriola

O período de férias está chegando. Nesse momento, as notas estão sendo divulgadas e algumas crianças, mais espertinhas, já sabem se terão direito àquela tão esperada viagem de férias. Quem está na faculdade corre com os últimos trabalhos e estuda para as últimas provas. Nada é em vão, se as férias forem bem aproveitadas e servirem para recarregar as energias para o próximo semestre. E para isso acontecer, é imprescindível um bom planejamento, não só financeiro.

A oferta de pacotes turísticos é abundante para todos os gostos e bolsos. Têm viagens de avião, de ônibus, outras em que o valor só cobre a estada, porque o turista vai com o seu próprio carro até o local etc. Independentemente da escolha, procure pagar sempre à vista ou na menor quantidade de parcelas possível para não condenar o orçamento dos próximos meses com uma viagem que durou somente alguns dias. Vá preparado para custos adicionais, pois sempre surgem as comprinhas e eventuais contratempos.

Calma, isso não é um mau agouro para a sua viagem, mas temos de pensar também no que fazer em caso de cancelamento, não é? Se o cancelamento partir da empresa de turismo contratada, o valor deve ser devolvido integralmente. Já se o cancelamento partir de você, a empresa poderá descontar eventuais gastos administrativos. Lembre-se de cancelar o compromisso, por escrito, o mais rápido possível.

Se você mesmo fez o contato com o local de hospedagem, fique atento a informações relevantes. Certifique-se da infra-estrutura do local e qual o tipo de hospedagem (pousada, hotel, chalé etc.). Estabelecimentos que têm site com fotos podem evitar algumas surpresas desagradáveis. Folhetos informativos também ajudam. Saiba antecipadamente quantas refeições cobrem o valor da diária e informe-se sobre as opções para alimentação fora do estabelecimento. Não leve muitos objetos de valor na viagem, somente os necessários. Alguns hotéis/pousadas reservam um armário ou cofre para guardá-los. Use sempre, com cautela.

Aliás, é sempre perigoso carregar dinheiro e cartões, não só em viagens. Evite acumular todo o dinheiro num único bolso ou carteira. Mesmo que aconteça algo com alguma bagagem (bata na madeira!), todo o seu dinheiro não vai embora junto com ela.

Caso vá alugar algum automóvel, a atenção precisa ser redobrada. São muitos detalhes, principalmente na hora da cobrança. Veja se o valor a ser pago será sobre a diária ou por quilômetro percorrido. Isso muda muito o valor total do aluguel. Avise antes por quanto tempo você pretende alugar o carro, a fim de se ter uma prévia do valor. Ao pegar o veículo, veja cuidadosamente o seu estado de conservação e funcionamento e avise caso encontre alguma irregularidade.

Dias antes de sair para a sua viagem, visite algum site que ofereça previsão meteorológica do lugar de destino. Ir despreparado para uma situação de frio é muito incômodo e desagradável, além do que você pode ter de gastar seu dinheiro comprando uma blusa a mais.

É importante também deixar a sua casa ou apartamento seguro durante a sua ausência. Lembre-se de apagar todas as luzes, fechar o registro da água e fechar bem todas as portas e janelas. Caso haja algum familiar ou vizinho de confiança próximo, deixe uma cópia da chave com ele para que sejam feitas visitas periódicas, a fim de verificar se tudo está em ordem. Não se esqueça de suspender o recebimento de jornal ou revistas, para que não acumulem e dêem a pista de que você não está em casa.

Enfim, são algumas dicas que podem ser seguidas para férias sem dor de cabeça e sem contratempos. Seguindo esses toques, tanto a sua ida quanto o seu retorno serão bem mais tranqüilos e você estará com as energias recarregadas para vencer mais um semestre de estudos ou mais um ano de trabalho.

 

Cláudio Boriola Consultor Financeiro, Conferencista, Especialista em Economia Doméstica e Direitos do Consumidor. Fundador e Presidente da Boriola Consultoria empresa criada há mais de doze anos. Autor do livro Paz, Saúde e Crédito - Editora Mundial, batizado por Paulo Henrique Amorim como "A bíblia dos endividados", e do Projeto para inclusão da disciplina "Educação Financeira nas Escolas". www.boriola.com.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.