CI

Resiliência - Uma característica fundamental nos negócios


Eleri Hamer

Falar dos negócios é falar da resiliência. Não há organização ou profissional que seja competitivo de fato e não tenha essa característica no seu DNA. Só concorre quem possui competitividade. Ou como diz o Felipão: “quem não tem capacidade que não se estabeleça”. A resiliência é umas das características para estabelecer vantagem competitiva no mercado.

Na prática, a resiliência é um termo oriundo da física e diz respeito a capacidade dos materiais de resistirem aos choques e a pressão. Adaptado para as ciências humanas esse termo passou a representar a capacidade dos seres humanos, ou mesmo das organizações, de sobreviver às pressões do mercado e principalmente resistir frente às adversidades, notadamente da concorrência.

Assim, um dos fatores de resiliência é a capacidade que determinadas organizações ou profissionais adquirem ao longo do tempo garantindo a sua integridade, mesmo nos momentos mais críticos, como as cíclicas crises do agronegócio ou da economia, por exemplo.

Tanto as organizações como os profissionais têm dificuldade de se manterem resilientes sozinhos. No que tange aos profissionais, um dos fatores de maior importância é o apoio e o acolhimento, feito em geral por outros indivíduos, inclusive os gerentes e superiores, que juntos, por fim, formarão a equipe.
No aspecto concorrencial entre organizações, essa complementação e o sentido de cooperação se estabelece através das parcerias e das alianças estratégicas que formam uma estrutura capaz de suportar melhor as adversidades, e essencial para estabelecer diferenciais competitivos.

Uma das questões que emerge está em por que essa questão se torna relevante no mundo dos negócios neste momento?
Naturalmente que determinadas características das organizações são mais prementes em determinados períodos em detrimento a outros. Existem períodos do ciclo de vida em que determinados atributos das organizações são mais importantes, noutro momento, uma qualidade distinta é mais relevante.
A resiliência, por exemplo, tem assumido distinção no mundo empresarial, não somente pelos processos de mudança em curso, principalmente depois do advento da globalização, mas principalmente porque o que está mudando com maior velocidade é a própria mudança.

Como afirma o estrategista Gary Hamel, se observarmos o crescimento do PIB mundial durante o último milênio veremos que durante os primeiros 850 anos ele se manteve praticamente inalterado e de repente deu um salto. E continua a progredir crescentemente.

Sabe-se que os motivos para isso são um conjunto de invenções que o homem desenvolveu e que facilitaram a comunicação física e virtual. Foram determinantes o surgimento do barco a vapor, a ferrovia, o telefone, o avião, a rede de satélites e a internet. Conectando todos, aumentando a transparência, e acelerando o mundo.

Assim, o mundo se amplia e se nós não tivermos capacidade de focar nas prioridades corretas, ficamos mais ignorantes e não nos manteremos como organizações ou profissionais relevantes. Desse modo, a capacidade das organizações de se manterem competitivas e resilientes, está na competência coletiva e não na habilidade de uma ou duas pessoas capazes de enxergar melhor o futuro.

Por fim, sabemos que isso ocorre em todos os setores. Não é privilégio deste ou daquele. Tornar-se uma empresa ou mesmo uma cadeia de produção resiliente, é necessário em qualquer atividade, mas tem sido mais premente em algumas no campo do agronegócio.

Talvez o próprio agronegócio como setor econômico tenha dado mostras de resiliência, mas algumas cadeias têm caído na tentação de enxergar o mundo como gostariam de vê-lo e não como de fato ele é. Ou seja, quanto mais se nega a realidade mais dolorosa deverá ser a transformação.
Grande semana a todos.
 
Eleri Hamer é Mestre em Agronegócios, Professor de Graduação e Pós-Graduação do CESUR, desenvolve Palestras, Educação Executiva e Consultorias em Gestão Empresarial e Agronegócio. Home-page: www.elerihamer.com.br E-mail: [email protected]

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.