2023 - Fim!
Na última coluna de 2023 quero tratar não de economia, mas de valor. Aquele tradicional balanço de final de ano com uma perspectiva um pouco diferente.
Encerrando mais um ano é hora de olhar um pouco para trás e verificar o que deu certo e o que não saiu como o planejado. Hora de ver no que erramos e o que poderíamos ter evitado e corrigir a rota para 2024. Correto? Acho que não! Talvez tenha sido esse nosso maior erro sempre. Trabalhar e fazer as coisas pensando no futuro. E esse futuro nunca chega. Semana que vem começo a ler aquele livro, ano que vem vou ser mais disciplinado, no mês que vem vou estar mais tranquilo aí vou tirar férias, vou ver aquela série.
Devíamos realmente parar de planejar e começar a fazer e fazer agora. Restam poucos dias para o fim do ano, mas o suficiente para realizar o que nos deixa bem. Aproveitar os momentos livres, ficar com os filhos, escutar o barulho da chuva ou até mesmo fazer nada!
Deveríamos nos cobrar menos (confesso que também não tenho conseguido), querer menos, saber menos nem que seja por alguns momentos. A intensidade da vida tem nos esgotado e nem sempre percebemos que caso não seja direcionada não nos leva a lugar algum.
Devemos ser mais inteligentes e saber o que realmente nos agrega, nos transforma em pessoas melhores.
Podemos - ainda em 2023 - sermos pessoas mais amigáveis, mais agradáveis, menos insuportáveis e arrogantes. Pessoas mais despretensiosas.
Certa vez escrevi em um texto que sucesso para mim é ver meus filhos quererem ficar comigo.
Acredito que o que nos transforma em pessoas com as quais os outros querem conviver é o fato de sabermos o que vale na vida. Agregar valor nas nossas atitudes. Valor atrai valor independente de em que área for.
“ Espero, para você e para mim, não em 2024, mas agora, que tenhamos a sabedoria de investir onde dá resultado.”
Investir nas amizades verdadeiras, nas pessoas que te valorizam, nas relações que te fazem crescer.
Doe mais, abra espaço para coisas novas, faça o bem sem desejar nada em troca, ajude as pessoas com aquilo que você tem de melhor, não julgue tanto, seja grato, reze mais.
O mundo agradece.
Feliz restinho de 2023!