![Amado de Olveira Filho](https://www.agrolink.com.br/upload/colunistas/NT442.jpg)
A BR 163 inicia-se no município de Tenente Portela no Rio Grande do Sul, passa pelo Estado de Santa Catarina e Paraná na região sul, corta o Estado de Mato Grosso do Sul, sobrepõe a BR 364 entre Rondonópolis/Cuiabá/Posto Gil
Para se ter uma idéia do tamanho da polêmica sobre o assunto, já em 1929, no Governo mato-grossense de Mário Corrêa da Costa é que houve a construção de uma rodovia ligando Cuiabá a Campo Grande, hoje trecho da BR 163 que sobrepõe a BR 364, na época, o Governador tentando se justificar do isolamento da região verbalizou a seguinte frase: "...voltei-me para a longínqua e isolada Região do nosso opulento Noroeste quase desligado da comunhão mato-grossense merecedora da nossa melhor atenção e solicitude..."
Estava certo Mário Corrêa da Costa, as paragens mato-grossenses, significavam muito pouco para a Nação. Já no Governo de Getúlio Vargas, outra forte tentativa de ligar a região central a norte constou de estudos e iniciativas de colonização tentando chegar a Santarém a partir de Nova Xavantina na região do Araguaia. Tudo isto prova que não é de agora e nem tão pouco em função apenas da commodity soja, que o Brasil busca uma saída para o norte e a possibilidade efetiva de alcançarmos outras nações com menor custo de transporte.
Em 1975, o Congresso Nacional através da lei nº. 6.252 sob a Presidência de José de Magalhães Pinto, denomina "Senador Filinto Müller" a BR-163 que liga São Miguel D' Oeste município do Estado de Santa Catarina, à fronteira do Suriname. Trazemos outros dois fatos importantes, o primeiro o fato de a família Muller ter se aportado
Neste contexto, podemos então afirmar que a BR 163 contribuiu para a ocupação e desenvolvimento da região sul e fortemente da região centro-oeste, faltando apenas uma pequeníssima parcela, considerando toda a sua extensão, para que a mesma conclua todo o processo de desenvolvimento para a qual foi concebida.
É certo que devemos buscar todas as logísticas para aperfeiçoar o transporte de nossa produção, até porque, segundo a Associação Brasileira de Logística (ASLOG-1997), as chamadas "distâncias econômicas universais", o transporte rodoviário seria recomendável para distâncias de até
Precisamos da conclusão da BR 163, para isto, precisamos rejeitar com veemência posições radicais de lideranças ambientais e identificar em todos os movimentos favoráveis pessoas que não estão tratando da questão apenas como um mote de vida, porém, devemos somar àquelas com o discernimento e bom senso capazes de aglutinar numa mesma direção pessoas e autoridades comprometidas de fato com o desenvolvimento de Mato Grosso e, sobretudo desamazonizar a Rodovia Filinto Muller, permitindo-nos gozar de todos os benefícios gerados pela BR 163, da mesma forma, onde já foi concluída.