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E o PAC rodoviário para Mato Grosso?


Amado de Olveira Filho

            Já se passaram cinco meses da festa de lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Logo após o lançamento foi criado um grupo Executivo do PAC e surgiram elogios e críticas ao programa. Mais elogios que críticas. Para o Estado de Mato Grosso, surgiu como uma luz  no fim do túnel. A realização das obras anunciadas em 22 de Janeiro colocaria nosso Estado como um dos mais competitivos do Centro Oeste.

            E agora como vai o PAC? Para o Estado de Mato Grosso o PAC empacou. Uma a uma das obras que precisamos estão com desafios a vencer. A BR 158, segundo o site do Ministério dos Transportes foi delegada ao Estado de Mato Grosso, já recebeu um carimbo amarelo que significa "atenção" e o IBAMA está analisando o EIA/RIMA, faltando ainda definir o traçado no trecho da área indígena e resolver conflitos de colonos. Alias que conflitos são estes? Porém a previsão de conclusão é para o ano de 2009.

            A BR 163, outra tão importante para otimizarmos a nossa logística, tem como previsão a realização de 967 km pelo DNIT, 54 km pelo Estado de Mato Grosso e 3 km pela Prefeitura de Guarantã e sua previsão é para o ano de 2010. Estão em execução 120 km pelo 8º BEC, a travessia de Guarantã está em obras, porém, está dependendo de Licença de Implantação e autorização para utilização de jazidas situadas no Parque Nacional de Jamanxim no Pará. Também recebeu o carimbo amarelo.

            Já a BR 242/MT que ligará a BR 163 a 158 tem sua conclusão prevista para 2012 e, portanto, recebeu o carimbo verde de "cronograma adequado". Os desafios apontados também se referem aos estudos ambientais – EIA/RIMA. O que surpreende nesta obra é seu prazo, será que só é possível construir 62 km por ano, considerando que a obra toda é de 314 km? Muito estranho!

            Por outro lado a construção e pavimentação da BR 364 no trecho Diamantino a Campo Novo do Parecis, também com carimbo amarelo, o Ministério dos Transportes informa que  em 2006 concluíram 50 km de terraplenagem e 37 km de asfalto (devidamente inaugurados), portanto, faltando apenas 138 km de asfalto, porém sua previsão também é para o ano de 2010. Porque será?

            Por fim, a duplicação da BR 163 que sobrepõe a 364, no trecho Rondonópolis, Cuiabá, Posto do Gil o Ministério dos Transportes dá como concluso e liberado ao tráfego o viaduto de Rondonópolis em 2006. Já os 18 km da Serra de São Vicente foram delegados ao Estado de Mato Grosso e estão em fase de terraplenagem para duplicação. Esta obra recebeu o carimbo verde de cronograma "adequado". Curiosíssima é a informação da extensão da obra que terá apenas 200 km, no entanto, o trecho Rondonópolis, Cuiabá até o Posto do Gil é de aproximadamente 380 km.

            Algumas informações merecem a atenção da sociedade. Já o  setor produtivo mato-grossense deve exercer uma rigorosa pressão, sob pena de ao final o PAC converter-se apenas, em um monte de papel. Uma delas é quanto a prazos extremamente longos, enquanto que outras obras constantes do PAC foram inauguradas antes de seu lançamento. São estas magias governamentais que geram desconfianças, incertezas e o receio de que mais uma vez tudo foram promessas, nada mais, que promessas...

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