![Amado de Olveira Filho](https://www.agrolink.com.br/upload/colunistas/NT442.jpg)
Já se passaram cinco meses da festa de lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Logo após o lançamento foi criado um grupo Executivo do PAC e surgiram elogios e críticas ao programa. Mais elogios que críticas. Para o Estado de Mato Grosso, surgiu como uma luz no fim do túnel. A realização das obras anunciadas em 22 de Janeiro colocaria nosso Estado como um dos mais competitivos do Centro Oeste.
E agora como vai o PAC? Para o Estado de Mato Grosso o PAC empacou. Uma a uma das obras que precisamos estão com desafios a vencer. A BR 158, segundo o site do Ministério dos Transportes foi delegada ao Estado de Mato Grosso, já recebeu um carimbo amarelo que significa "atenção" e o IBAMA está analisando o EIA/RIMA, faltando ainda definir o traçado no trecho da área indígena e resolver conflitos de colonos. Alias que conflitos são estes? Porém a previsão de conclusão é para o ano de 2009.
A BR 163, outra tão importante para otimizarmos a nossa logística, tem como previsão a realização de
Já a BR 242/MT que ligará a BR
Por outro lado a construção e pavimentação da BR 364 no trecho Diamantino a Campo Novo do Parecis, também com carimbo amarelo, o Ministério dos Transportes informa que em 2006 concluíram
Por fim, a duplicação da BR 163 que sobrepõe a 364, no trecho Rondonópolis, Cuiabá, Posto do Gil o Ministério dos Transportes dá como concluso e liberado ao tráfego o viaduto de Rondonópolis em 2006. Já os
Algumas informações merecem a atenção da sociedade. Já o setor produtivo mato-grossense deve exercer uma rigorosa pressão, sob pena de ao final o PAC converter-se apenas, em um monte de papel. Uma delas é quanto a prazos extremamente longos, enquanto que outras obras constantes do PAC foram inauguradas antes de seu lançamento. São estas magias governamentais que geram desconfianças, incertezas e o receio de que mais uma vez tudo foram promessas, nada mais, que promessas...