CI

Assistência técnica e extensão rural


José Otavio Menten

Conferência realizada durante o 4º ConbATER, Congresso Brasileiro de Assistência Técnica e Extensão Rural, ocorrido em Londrina (PR) entre os dias 13 e 15 de maio de 2008

Existem diversos tipos de empresas que participam do agronegócio brasileiro e promovem, através de parcerias, capacitação dos agentes de assistência técnica e extensão rural (ATER), ou, diretamente, dos produtores rurais.

Dentre estas empresas (máquinas e equipamentos agrícolas, logística, prestadores de serviços, etc), destacam-se aquelas de insumos agrícolas, um dos principais fatores de produção, responsáveis pelo aumento em 100% do rendimento de grãos no Brasil, nos últimos 15 anos. Entre as empresas de insumos agrícolas (fertilizantes, calcário, sementes, etc), as de produtos fitossanitários, defensivos agrícolas ou agrotóxicos ocupam lugar de destaque. São cerca de 105 empresas que registraram, no Brasil, 1278 defensivos, que estão à disposição de técnicos e produtores rurais para serem utilizados no manejo integrado de pragas, responsáveis por 40% de danos. São herbicidas, fungicidas, inseticidas, acaricidas, nematicidas, etc, que auxiliam na sustentabilidade da agricultura nacional.

Quinze destas empresas são associadas à ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal), instituição com 34 anos de existência, ampla gama de realizações em prol da agricultura, incluindo ações de responsabilidade sócio-ambiental. Estas 15 empresas, responsáveis por 761 defensivos registrados, que representam cerca de 85% do volume utilizado são elas: ARYSTA LIFESCIENCE, BASF, BAYER, CHEMTURA, DOWAGROSCIENCES, DU PONT, FMC, IHARABRAS, ISAGRO, MONSANTO, ROHM AND HAAS, NISSO, SUMITOMO CHEMICAL, SIPCAM ISAGRO e SYNGENTA.

Como as demais empresas do setor de agronegócio, as empresas de defensivos agrícolas, diretamente ou através de sua associação (ANDEF), vêm prestando, há muito tempo, relevantes serviços de ATER. Atuam em parceria com diversas entidades do setor, como ABIFINA, ANDAV, INPEV, OCB, SENAR e SINDAG, entre outras, além de instituições de ensino, pesquisa e extensão rural.

As empresas associadas à ANDEF empregam cerca de 10 000 profissionais, sendo mais de 2600 Engenheiros Agrônomos (26%), todos capacitados para enfrentar os desafios da agricultura brasileira. Os técnicos de campo estão em contato direto com multiplicadores/ instrutores, professores, pesquisadores, extensionistas, estudantes de ciências agrárias e produtores rurais. Colaboram, ativamente, para que novas técnicas, conhecimento e hábitos sejam incorporados ao processo produtivo, contribuindo não apenas para o aumento do rendimento, mas para a excelência da qualidade dos produtos vegetais, com a preservação da saúde do produtor rural e do ambiente, tendo como objetivo a sustentabilidade da agricultura.

A ANDEF dispõe de estrutura compacta, com 11 colaboradores, sendo quatro Engenheiros Agrônomos. Através de parcerias com instituições públicas e privadas, vem proporcionando educação e treinamento, intensificado após a edição da Lei dos Agrotóxicos (Lei nº. 7802/89 e Decreto 98816/90). As principais atividades de educação e treinamento são:

1 .SIMPAS
Sistemas Integrados de Manejo na Produção Agrícola Sustentável: evento que tem 21 anos; em 2007, houve três eventos, com a participação de 875 profissionais de três Estados brasileiros, sendo o 50º evento. Ao todo, foram treinados 8.451 profissionais. O objetivo do SIMPAS é levar aos profissionais de Ciências Agrárias conhecimentos técnicos em Manejo Integrado de Culturas, isto é, a produção econômica de culturas de alta qualidade, com prioridade para métodos de cultivos ecologicamente seguros, utilizando produtos fitossanitários que garantam a salvaguarda da saúde humana e a preservação ambiental, princípios básicos de uma agricultura sustentável, dando ênfase ao manejo integrado, uso correto e seguro de produtos fitossanitários, produção integrada e receituário agronômico. Os parceiros são: ABAG, ABRASEM, ANDA ANFAVEA, IPNI e ABIMAQ. Normalmente, os eventos contam com o apoio de Órgãos de fiscalização, Promotoria Pública, FUNDACENTRO (Ministério do Trabalho), Associações de Classe, Canais de Distribuição etc.

2. DEFTARA

Curso de Defesa Fitossanitária, Tecnologia de Aplicação e Receituário Agronômico: este evento se realiza também há 21 anos e é voltado para formandos em Agronomia, Engenharia Florestal e Agrícola (convite para alguns profissionais de Pesquisa, Ensino e Extensão Rural), havendo participação de estudantes de cursos técnicos e de profissionais da região. São parceiros as Universidades/Escolas de Ciências Agrárias, Órgãos de Pesquisa e Extensão Rural, Órgãos de Fiscalização, Associações de Classe entre outros. Em 2007, participram 470 pessoas, tendo sido realizado o 62º evento. Além disso, foram realizadas palestras sobre Uso Correto e Seguro em diversas faculdades de agronomia, havendo a participação de 942 estudantes. Foram treinados 6722 estudantes.

3. ENCONTROS COM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS

A partir de 1999, a ANDEF passou a promover eventos, congregando professores universitários, a fim de mantê-los informados sobre os programas de educação e treinamento da ANDEF, novas tecnologias do setor e incentivá-los a incluírem nos cursos aulas ou disciplinas sobre uso correto e seguro de defensivos agrícolas.

4. FORMAÇÃO DE INSTRUTORES/MULTIPLICADORES

4.1. SENAR - Serviço Nacional de Aprendizado Rural
A ANDEF tem parceria com mais de 20 SENARes, participando da capacitação dos seus instrutores. Em 2007, foram treinados 98 técnicos, totalizando 2577 profissionais. Fazem parte da parceria os sindicatos rurais patronais.

4.2. PRODUÇÃO INTEGRADA/MAPA e PROGRAMA DE ALIMENTOS SEGUROS - CAMPO/SENAI-SEBRAE

Nesses cursos, a ANDEF participa ministrando palestras sobre cuidados no manuseio e na aplicação de produtos fitossanitários, visando atualizar os conhecimentos dos participantes na área. Foram atualizadas 879 pessoas em 18 eventos. Esta parceria ocorre há três anos, tendo sido treinados 2.929 técnicos. Os parceiros nesses programas são: MAPA, EMBRAPA, CNPQ, SENAI, SEBRAE, ANVISA, Promotoria Pública, Associações de Classes etc.

5. CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PROTEÇÃO DE PLANTAS

É um curso por tutoria à distância, com dois encontros nacionais, onde ocorrem aulas práticas e aplicação de provas. É apoiado pela Resolução nº 14/77 e reconhecido pelo Parecer nº 891/80 do Conselho Federal de Educação. Visa promover a atualização dos conhecimentos técnicos relativos à boa prática agrícola, dentro de uma visão sistemática da agricultura sustentável a profissionais de nível superior em Ciências Agrárias. Os parceiros são: ABAG, ABEAS, CAPES/MEC, FUNARBE, MAPA, UFV. Desde sua criação em 1990, diplomou 2036 profissionais.

6. ENCONTROS DE TÉCNICOS DA INDÚSTRIA E DE CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO

Este curso foi criado para atualizar os técnicos tanto da indústria quanto dos canais de distribuição (revendas e cooperativas) de produtos fitossanitários sobre boas práticas agrícolas, contribuindo para a formação de multiplicadores. Foram treinados até 2007 - 17º evento - 1175 profissionais. O evento conta com a parceria da ANDAV, OCB, Associações de canais de distribuição, INPEV e SINDAG.

7. PROJETO MULHERES EM AÇÃO

São palestras voltadas às mulheres da família dos aplicadores de produtos fitossanitários, visando conscientizá-las da importância de armazenamento correto dos produtos, como lavar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual - EPIs, afastar pessoas da área de pulverização e outros cuidados relativos aos agrotóxicos. É uma parceria entre a FETAESP - Federação dos Trabalhadores do Estado de São Paulo - e da FAFRAM - Faculdade de Agronomia "Dr. Francisco Maeda", que conta com a colaboração de parceiros locais como a CATI, Sindicatos Rurais, Prefeituras, instituições de ensino etc. Foram realizados até 2007, 13 eventos, com a participação de 1525 mulheres.

8. PRÊMIO MÉRITO FITOSSANITÁRIO

Implantado há 11 anos, visa premiar tanto os profissionais quanto as empresas - associadas e canais de distribuição - que se destaquem em trabalhos de educação e treinamento. Na 9ª edição do prêmio, o INPEV criou o prêmio "Campo Limpo" voltado às entidades administradoras de centrais de recolhimento de embalagens. O prêmio é uma parceria ANDEF, ANDAV, INPEV e OCB.

A ANDEF realizou desde 1990, cerca de 400 eventos, em 151 municípios, distribuídos em 24 estados brasileiros. Foram alcançadas 27.608 pessoas, que tiveram seus conhecimentos e atividades aprimoradas. As quinze empresas associadas à ANDEF realizam também, diretamente, relevantes atividades de ATER. A FEALQ, instituição de apoio à ESALQ/USP, entre outras entidades públicas e privadas, vem, desde 2005, coordenando a quantificação e avaliação destas atividades. Para isto, são consideradas as informações submetidas ao Prêmio Mérito Fitossanitário. Assim, são contabilizadas apenas as ações das empresas concorrentes ao Prêmio Mérito, ficando evidente que os valores obtidos estão subestimados. Em 2005, seis das quinze empresas associadas à ANDEF submeteram seus trabalhos ao Prêmio Mérito Fitossanitário. Foi constatado que dos 1211 técnicos de campo das suas empresas, 1085 (90%) participaram de atividades relacionadas à ATER, especificamente sobre uso correto e seguro de defensivos agrícolas e responsabilidade sócio-ambiental. Estes técnicos desenvolveram 5644 atividades (palestras, dias de campos, treinamentos e participação em grandes eventos), alcançando 594.263 pessoas. Ministraram 3144 palestras técnicas, com mensagem sobre uso correto e seguro de produtos fitossanitários, alcançando 205.240 pessoas. Foram realizados 550 dias de campo, onde mensagens sobre o tema foram incluídas, alcançando 79.788 pessoas. Palestras exclusivas sobre uso correto e seguro foram 789, alcançando 40.844 pessoas. Foram realizados 903 treinamentos de quatro horas ou mais, preparando, com qualidade, 64.947 pessoas. Os fabricantes estiveram presentes em 258 grandes eventos, como feiras e congressos, onde mensagens sobre uso correto e seguro foram apresentadas para 203.404 pessoas. Foram desenvolvidos 39 projetos de educação e treinamento, alcançando outras 22.090 pessoas.

Em 2006, sete das quinze empresas associadas da ANDEF submeteram seus trabalhos ao Prêmio Mérito Fitossanitário. Após análise e consolidação dos dados, foi constatado que desenvolveram ações de ATER, 1080 técnicos (92% dos 1174 técnicos de campo das empresas consideradas). Foram realizadas 7676 atividades (palestras, dias de campo, treinamento, participação em grandes eventos, espetáculos teatrais, mensagens na mídia e cursos on-line), alcançando 20.932.768 pessoas. Estas empresas realizaram 60 projetos de educação e treinamento sobre uso correto e seguro de produtos fitossanitários ou sobre responsabilidade sócio-ambiental; nestes projetos foram alcançadas outras 2.131.038 pessoas. Assim, as empresas alcançaram, com suas ações educativas, sociais e ambientais, 23.063.806 pessoas.

A ANDEF acredita que as parcerias em ATER trazem benefícios não só ao público alvo como aos parceiros, potencializando as ações de educação e treinamento que devem ter como destino final os trabalhadores rurais a fim de preservar sua saúde, o meio ambiente e produzir alimentos seguros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.