CI

Apoio de Lula em Cuiabá


Amado de Olveira Filho
Estamos a menos de um mês das eleições municipais. A campanha em Cuiabá tomou corpo com o advento do horário eleitoral gratuito. Mas o que está extremamente ridícula é a disputa pelo apoio do Presidente da República aos candidatos a Prefeito.  Imaginam alguns candidatos, que Lula possa transferir votos dos assistidos dos programas sociais do Governo Federal.

 A coisa não é bem assim. Quem lê jornais, assiste a telejornais, enfim, as pessoas que recebem o mínimo de informações, têm consciência de que o Governo Federal, como o Estadual, continuarão a investir em Cuiabá, independentemente de quem seja o Prefeito. Afinal, eles próprios têm interesses nestas eleições em função das do ano de 2010. Por outro lado, a população que é cliente de programas sociais tem certeza de que tais programas não serão extintos. Quem ousaria?
 Isto pode ser facilmente comprovado. O atual Prefeito de Cuiabá recebeu verbas significativas para obras do PAC, no total serão quase R$ 600 milhões, que traduzem em suas principais obras. Já o Governo do Estado, também realizou inúmeros investimentos na Capital. Ou seja, tanto o Estado como a União, precisam de Prefeituras bem administradas para executarem seus próprios orçamentos.
 Fazendo esta avaliação, pouco importa ao eleitor quem o Lula apóia em Cuiabá. Tenho uma desconfiança que esta histérica ligação de candidatos ao Presidente da República pode criar uma grande antipatia no eleitorado. Já ouvi de alguns eleitores, a seguinte afirmação “por que será que eles precisam de muleta?”
 Penso que os eleitores devem mirar de fato nas propostas de todos os candidatos, mesmo que elas sejam óbvias e superficiais. Por outro lado devem desconsiderar avaliações equivocadas como a veiculada num programa eleitoral onde um colega economista afirma que o PIB de Cuiabá não cresceu como o de outros Municípios. Claro que não e, isto precisa ser esclarecido: primeiro, o Distrito Industrial de Cuiabá é gerido pelo Estado e segundo, Cuiabá, mesmo podendo ser um pólo industrial, tem uma função política administrativa e, ainda, a nossa economia é sustentada na agropecuária. Sendo assim, a denúncia passou a ser uma auto-denúncia em desfavor do PR.

Um jornal eletrônico veiculou esta semana trecho do programa eleitoral da candidata a prefeita do Município de Água Boa. Nesta gravação ela anunciou algo que já sabíamos. O Candidato do PSDB em Cuiabá não cumprirá todo o seu mandato! Será candidato a Governador do Estado! Portanto, você está votando no candidato a Prefeito, para o Vice governar, por isto mesmo, o candidato a Vice Prefeito já anunciou que renunciará ao mandato de Deputado Estadual. Interessante não?
Alguém com quem discuti o assunto me disse que isto são “coisas de política”, o que não é verdade, engenharias políticas com este propósito denigrem a política e os políticos. Certo está o Tribunal Superior Eleitoral em sua propaganda ao demonstrar que os eleitores ficam quatro anos para lá e para cá, perdidos, sem rumos. Esta abominável prática está criando um descontentamento generalizado e, quando isto for exteriorizado, não sei se os pilares da nossa frágil democracia suportarão.
No horário eleitoral gratuito podemos também observar com clareza que em Cuiabá, dois candidatos a Prefeito Municipal, não estão disputando as eleições municipais, porém, com claros objetivos de futuras disputas eleitorais. E os apoiamentos? Parlamentares fazem inflamados e elaborados discursos dizendo das qualidades de seus afilhados. Duas práticas que certamente você eleitor bem informado saberá extirpar no momento oportuno. Afinal, todos sabem dos métodos para a escolha das candidaturas. Voltaremos ao tema!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.