CI

Chegou 2007!


Cláudio Boriola

O ano de 2006 não existe mais. Já está na memória. E semanalmente, esse foi o nosso espaço para conversarmos sobre assuntos que interessam à população brasileira.

Foi um ano bastante movimentado. Temas como Copa do Mundo, Eleições e Iraque agitaram os noticiários e tiraram o sono de muita gente. Dentro da nossa especialidade, consultoria financeira, economia doméstica e direitos do consumidor, os assuntos foram dos mais variados.

Discutimos sobre a vida fácil das instituições financeiras e seus enormes lucros em nosso país. Cabe até uma previsão, feito essas que aparecem nos programas de variedades todos os anos: Dentro de alguns dias, leremos nos jornais notícias sobre os lucros recordes dos bancos em 2006. Essa previsão nem foi tão difícil, é só esperar para ver.

Também falamos sobre o projeto de minha autoria que tem o  objetivo de incluir nas escolas brasileiras a disciplina Educação Financeira, gastos excessivos e sem planejamento da população nas datas festivas, com páscoa e Natal. Se bem que para um gastador compulsivo não há datas. Ele é sem dúvida presa fácil para os cartazes coloridos e propagandas chamativas, enganosas de algumas lojas e marcas dos mais diversos produtos. Em um de nossos encontros, falamos inclusive sobre a questão psicológica por trás desse consumo desenfreado e das suas conseqüências desastrosas que acaba destruindo várias famílias brasileiras.

A internet anda a todo vapor, invadindo aparelhos eletrônicos como celulares e, vejam só, até geladeiras! Mesmo assim, a pequena parcela da população que acessa a rede mundial ainda tem certo receio das compras online que, mesmo com a segurança garantida pelos lojistas virtuais ainda têm os seus riscos. Foi outro tema também tratado nesse nosso espaço.

Crediário e empréstimo também foram tópicos que surgiram facilmente nas nossas conversas. A expectativa para o valor total de movimentação em empréstimos consignados nesse ano que foi embora era de R$ 33,6 bilhões. Dentro de alguns dias, com a divulgação dos números oficiais de 2006, vamos confirmar se essa expectativa foi sub ou supervalorizada.

Ensinamos até como não passar o período da Copa do Mundo no vermelho e comemorar mais um título mundial brasileiro de futebol. Ok, a parte do "mais um título mundial brasileiro de futebol" nós não acertamos. Mas pelo menos a derrota não bateu forte no bolso de quem leu nossas dicas.

Todos os nossos textos e argumentos têm embasamento em estatísticas e documentos oficiais, dos mais diversos órgãos de estatísticas e instituições, o que os torna fonte precisa e confiável para o seu dia-a-dia. Todas as semanas, nesse espaço, há um novo assunto para que você possa ter uma vida mais tranqüila e fuja do estresse provocado pelos problemas financeiros.

Que em 2007 continuemos juntos, distribuindo informações para auxiliar toda a população, sempre ligada as finanças, economia, economia doméstica e direitos do consumidor.

Muita Paz a todos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.