![Eng. Oswaldo Pires](https://www.agrolink.com.br/upload/colunistas/Oswaldo.jpg)
Caro Leitor:
Já temos vários Colunistas discorrendo sobre Agricultura, Agropecuária e Usinas de Álcool e Açúcar em seus aspectos técnicos e tecnológicos.
Então, vou abordar áreas como Administração, Vendas, Marketing, Lucratividade, Gestão, Relacionamento com os Clientes e... por aí iremos.
Sou Engenheiro Mecânico de Produção de Sistemas e Consultor de Empresas e ainda Articulista e Colunista. Fui Diretor de Empresas multinacionais e Professor Universitário.
Aguardo suas sugestões, críticas e perguntas sobre tudo que eu escrever.
ATENDA SEUS CLIENTES COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER ATENDIDO!
O bom atendimento cria Clientes fiéis que vão sempre preferir comprar de você .
Claro que seus produtos ou serviços têm que ser de alta e constante qualidade ; os preços devem ser competitivos ; as entregas pontuais e sem erros, etc .
O bom atendimento completará tudo isso como a cereja em um bolo delicioso !
Dicas para atender muito bem seus Clientes :
=> Antes da visita, reveja tudo sobre o seu Cliente.
=> Pense se poderá cumprir o que prometer. Prometeu? Cumpra exatamente o que prometeu.
=> Fale sempre a verdade ao Cliente. Ele vai ter respeito por você e confiará em você.
=> Vital: cumpra prazos. Se não puder, avise o seu Cliente com boa antecedência.
=> Acompanhe o Pedido e mantenha seu Cliente informado.
=> Consiga que os outros Departamentos da sua Empresa façam tudo com perfeição.
=> Aja com rapidez. Ajude seu Cliente a não perder tempo e a ter lucro com a sua ajuda.
=> Conheça bem o lado pessoal dele: data do aniversário, suas preferências, família etc.
=> Não demonstre saber mais do que o Cliente. Seja humilde. Demonstre firmeza.
=> Escute-o com atenção e interesse. Fale pouco: ouça muito. Faça perguntas.
=> Olhe sempre nos olhos do Cliente ao falar com ele, ou melhor: olhe em um ponto fixo entre os olhos dele para não deixá-lo constrangido.
=> Tenha paciência e calma. Controle sua ansiedade.
=> Pergunte como atendê-lo ainda melhor.
=> Anote o que precisar estando com o Cliente: ele sentirá sua seriedade.
=> Agradeça pelo Pedido obtido. Mas se não o obteve, pergunte o que faltou para o seu Cliente comprar de você.
=> Após a venda/entrega pergunte a ele se está satisfeito ou se você pode ajudar.
Mantenha em mente: atenda o seu Cliente como você gostaria de ser atendido!
Certamente, há Objetivos e Melhorias que você quer alcançar na sua Empresa. Conte-me quais são.
Já temos vários Colunistas discorrendo sobre Agricultura, Agropecuária e Usinas de Álcool e Açúcar em seus aspectos técnicos e tecnológicos.
Então, vou abordar áreas como Administração, Vendas, Marketing, Lucratividade, Gestão, Relacionamento com os Clientes e... por aí iremos.
Sou Engenheiro Mecânico de Produção de Sistemas e Consultor de Empresas e ainda Articulista e Colunista. Fui Diretor de Empresas multinacionais e Professor Universitário.
Aguardo suas sugestões, críticas e perguntas sobre tudo que eu escrever.
ATENDA SEUS CLIENTES COMO VOCÊ GOSTARIA DE SER ATENDIDO!
O bom atendimento cria Clientes fiéis que vão sempre preferir comprar de você .
Claro que seus produtos ou serviços têm que ser de alta e constante qualidade ; os preços devem ser competitivos ; as entregas pontuais e sem erros, etc .
O bom atendimento completará tudo isso como a cereja em um bolo delicioso !
Dicas para atender muito bem seus Clientes :
=> Antes da visita, reveja tudo sobre o seu Cliente.
=> Pense se poderá cumprir o que prometer. Prometeu? Cumpra exatamente o que prometeu.
=> Fale sempre a verdade ao Cliente. Ele vai ter respeito por você e confiará em você.
=> Vital: cumpra prazos. Se não puder, avise o seu Cliente com boa antecedência.
=> Acompanhe o Pedido e mantenha seu Cliente informado.
=> Consiga que os outros Departamentos da sua Empresa façam tudo com perfeição.
=> Aja com rapidez. Ajude seu Cliente a não perder tempo e a ter lucro com a sua ajuda.
=> Conheça bem o lado pessoal dele: data do aniversário, suas preferências, família etc.
=> Não demonstre saber mais do que o Cliente. Seja humilde. Demonstre firmeza.
=> Escute-o com atenção e interesse. Fale pouco: ouça muito. Faça perguntas.
=> Olhe sempre nos olhos do Cliente ao falar com ele, ou melhor: olhe em um ponto fixo entre os olhos dele para não deixá-lo constrangido.
=> Tenha paciência e calma. Controle sua ansiedade.
=> Pergunte como atendê-lo ainda melhor.
=> Anote o que precisar estando com o Cliente: ele sentirá sua seriedade.
=> Agradeça pelo Pedido obtido. Mas se não o obteve, pergunte o que faltou para o seu Cliente comprar de você.
=> Após a venda/entrega pergunte a ele se está satisfeito ou se você pode ajudar.
Mantenha em mente: atenda o seu Cliente como você gostaria de ser atendido!
Certamente, há Objetivos e Melhorias que você quer alcançar na sua Empresa. Conte-me quais são.