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“Projeto promocional Agrovision Novo Brasil 2020”


Climaco Cezar de Souza
PRINCIPAIS CONCLUSÕES:

Principais inclusões negociais previstas entre 2020 e 2050 como resultados da nova logística e da auto-suficiência em fertilizantes e energias:

ü    A renda líquida da soja no norte do MT pode ampliar cerca de US$ 5,00/sc, sendo - US$ 1,50 pelo menor custo e +US$ 3,50 com o melhor preço para exportações para a Ásia ou Roterdã;

ü    No heptágono onde se inclui o Projeto Teórico: “AGROVISION - Novo Brasil 2020”, exceto Amazônia, há entre 150,0 e 200,0 milhões de há de terras disponíveis p/incorporar ou re-incorporar com plantios de grãos e cultivos energéticos, socio-ambientalmente sustentáveis;


ü    Produções locais de minérios, grãos, aves, suínos, bovinos eficientes, lácteos, madeiras e biodiosel (palma, pinhão-manso, girassol), eucalipto e outras para carvão, “chips”, gases e eletricidade etc..) e outros itens devem ampliar substancialmente;

ü    Na área gigante da Floresta Amazônica (cerca de 300,0 milhões de ha), a Lei permite explorar mineração, gás natural, madeiras, seringueiras, palmáceas para biodiesel, cultivos sustentáveis e responsáveis de frutas exóticas, plantas aromáticas e medicinais, artesanatos etc..;

ü    “A área do “Novo Brasil 2020” mais da Amazônia correspondem a cerca de 60% da área total do País, mas só abrigam cerca 42% da população atual (190,0 milhões). Em 2040, a população do Brasil deve estabilizar em 220,0 milhões de hab., sendo, então, cerca de 50% na área do “Novo Brasil 2020” (ampliando de 80,0 para 110,0 milhões de hab., ou seja, +30,0 milhões);

ü    Assim, devem ocorrer fortes e progressivas migrações (um pouco menos para a área da Floresta), vindas do Sudeste, Sul e Nordeste. Em toda a Região devem ser instaladas até 2050 cerca de 40 grandes cidades com 100 mil a 1,0 milhão de habitantes. Se o baixo PIB “per capita” atual da Região ampliar 20%, em US$, a produção de grãos/alimentos precisará dobrar;

ü    CONCLUSÃO NEGOCIAL FINAL: a área do projeto teórico “AGROVISON Novo Brasil 2020” é a melhor para novos investimentos e expansões agroindustriais no Brasil, tanto exportadores como para vendas para os grandes mercados regionais bem mais próximos da América latina e para todo o norte e nordeste.

ü    PORTOS: a) Porto offshore de Açu-RJ (Eike Batista) 95% pronto (+2 siderúrgicas) a inaugurar em 2012; b) Porto offshore de Ilhéus-BA concorrência em março/2012 (pela Presidente Dilma);

ü    HIDROVIAS: Concluída eclusa de Tucurui-PA (Rio Tocantins) e iniciando eclusas nas grandes barragens de Estreito-MA (em conclusão) e de Lageado-TO (em conclusão). Em Estudos ambientais 6 usinas e a hidrovia do Teles Pires-Tapajós (MT e PA);

ü    FERROVIAS:  a) FNS – Norte Sul 95% pronta e a inaugurar em jun./2012; b) prolongamento da FNS de Anápolis-GO a Estrela D’Oeste-SP com destino final Santos-SP via Ferrovia Vicente Vuolo: obras iniciadas, a inaugurar em 2016 e com trilhos todos pagos e chegando do exterior; c) FIOL – De Ilhéus-BA a Figueirópolis-TO (encontrando a FNS): obras do 1º trecho até Caitité-BA iniciadas, a inaugurar em 2015 e com todos os trilhos já comprados e em transporte; d) FICO – de Campinorte-GO (vinda da FNS perto de Uruaçu-GO e Brasília-DF) a Vilhena–RO e com destino final ao Peru (via cidades de Boqueirão da Esperança no Brasil e de Pucallpa no Peru): em construção; e) FTN- Transnordestina: obras iniciadas de Eliseu Martins-PI ao Porto de Pecém-CE e de Salgueiro-PE ao porto de Suape-PE; f) Ferrovia Vicente Vuolo/ALL, ex Ferronorte: obras reiniciadas e aceleradas de Alto Araguaia-MT a Rondonópolis-MT e a inaugurar em 2014 e após de lá até Cuiabá, onde deve chegar em 2016 (vide novas minas de ferro, a seguir). Já transporta do Porto de Santos a Alto Araguaia;

ü    RODOVIAS: a) BR 364 do interior do Acre a divisa com o Peru: em conclusão. Ao lado de parte desta BR passará a Ferrovia Transcontinental Central (FICO + FIOL até Boqueirão da Esperança a 130 km de Pucallpa já no Peru) e de lá até o porto de Bayovar e outros no Peru (obs: esta rodovia não tem recuos, pois está prevista em Acordo assinado ainda em 2009 pelos Presidentes Lula e Alan Garcia. Pucallpa tem cerca de 400 mil hab. e recebe mercadorias de São Paulo que demoram 15 dias de navio, sendo que pela 364  reduziria para 6 dias); b) BR 163 de Cuiabá-MT a Santarém-PA: em obras aceleradas pelo Exercito e a inaugurar em dezembro de 2012;

ü    HIDROELÉTRICAS: a) Inicio das obras de Belo Monte-PA; b) Obras aceleradas e antes das datas previstas em Jirau-RO e Santo Antônio-RO; c) Em final de estudos a usina binacional de Guarajá-Mirim-RO na divisa com a Bolívia;

ü    Novas MINAS DE FERRO divulgadas (em regiões pobres e c/baixa demanda): a) Salinas-MG, no Vale do Jequitinhonha e a 600 km do Porto de Ilhéus pela futura ferrovia FIOL;  b) Paulistana-PI, próxima à Ferrovia Transnordestina; c) Coração de Maria-BA a 160 km do Porto de Cotegipe/Aratu-BA; d) Mirassol D’Oeste na divisa Bolívia com MT e perto da Ferrovia Vicente Vuolo/ALL e da FICO (Recente a ALL montou a mineradora Vetri para beneficiar e transportar o minério de ferro das minas de Corumba/Ucurum no Estado de MS até o Porto de Santos (aquelas minas são próximas das de Mirassol D’Oeste no MT);  e) Inhamuns, Pentencoste e Ina, todas no CE e perto do porto de Pecem-CE, via Nova Transnordestina e da antiga Cia Ferroviária do Nordeste;  e) Cruzeta e Jucurutu no RN, carregando pela ferrovia CFN até o porto de Pecem-CE ou pela Ferrovia FCA até o porto de Suape-PE.
 
Projeto AGROVISION Novo Brasil 2020 “ANÁLISE RESUMIDA DOS DADOS”

§ Em Outubro/2011, o Mundo atingiu 7,0 bilhões de pessoas, devendo ampliar para 9,0 bilhões em 2050, quando haverá 14,0% de famintos e subnutridos (ante 15% atual). Hoje, mais de 50% já vivem nas cidades, devendo ampliar para 70% em 2050.  No Brasil a urbanização está bem maior do que a média mundial e entre 1960 e 2010 (50 anos), nossa população urbana ampliou 5 vezes;

§ No Brasil, apenas 20% do povo ainda mora no interior (80% moram a até 200 km da beira mar), sendo que na Índia 70% moram no interior; na China, 50% e nos EUA 26%. Contudo, na China, em 05 anos, deve-se construir mais 50 milhões de novas casas. Em 2020, só a classe média chinesa deve chegar a 240 milhões de pessoas, o dobro da atual. Em 2025, deverá ter 221 cidades com mais de 1,0 milhão de pessoas (ante 35 hoje na Europa);

§ No Brasil, incrivelmente, a renda - embora em elevação - é muito mal distribuída e a taxa de pobreza absoluta chegou a 28% em 2008.  Em 2011, segundo o IBGE, o Brasil ainda tinha 16,3 milhões de pessoas na miséria (extrema pobreza) - igual a 8,5% do País -, sobretudo na área rural, onde 25,0% das pessoas ainda viviam na miséria, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste (“focos deste trabalho”);

§ Mesmo com os avanços recentes em nossas Safras de Grãos, anda somos o 5º produtor Mundial (superados pela EUA, China, U.E 27 e Índia). Nossas produtividades médias ainda são muito baixas (exceto em soja, café e frangos) e não temos renda liquida garantida e nem recursos suficientes para incorporar/re-incorporar novas áreas de formas sócio-ambientalmente sustentáveis ao processo produtivo;

§ Também, nossas exportações totais ainda só atingem 1,5% do valor total mundial e, pior, são 70% de commodities e em que apenas 5 representam 47% das vendas em 2011 (eram de 28% em 2006). COM OS ALTISSIMOS CUSTOS E IMPOSTOS INTERNOS E O CÂMBIO DESFAVORÁVEL PARA ALGUNS, NOSSAS INDÚSTRIAS NÃO CONSEGUEM COMPETIR INTERNACIONALMENTE E SÓ LHES RESTA O MERCADO INTERNO (por enquanto);

§ Em 2012, o consumo mundial de petróleo deve chegar a 90 bilhões de barris, ante 87 bilhões em 2010. As produções atuais devem subir lentamente até 2030 e depois desabarem. Os preços médios mundiais do petróleo podem subir dos atuais US$ 100/barril para entre US$ 292 e US$ 374 em 2020. Na China, hoje, só há 36 carros para cada 1,0 mil pessoas, ante 487 na Europa;

§ Em 2011, o Brasil - com apenas 5% de biodiesel na mistura - foi o maior consumidor mundial de biodiesel, com 2,8 bilhões de litros, seguido pela Alemanha com 2,6 bilhões (com 20% de biodiesel na mistura). No Brasil, COMO EFEITO DA DESPOLUIÇÃO PELA ADOÇÃO DO BIODIESEL já são evitadas 11 mil mortes e 78 mil internações de pessoas por ano;

§ Em 2011, as vendas de fertilizantes no Brasil devem atingir 26,5 milhões de t., 8,1% mais do que em 2010 (24,5 milhões). Ainda temos muita dependência por importações caras, mas possível auto-suficiência total em 10 anos, quando passaremos a exportadores;

§ Na Ásia, os Governos priorizam a construção da Ferrovia “TransAsiática“ com 14 mil km de Bankok a Istambul e que beneficiará 28 países, inclusive recebendo cargas de 114 mil km de rodovias vizinhas. Tal ferrovia + rodovias atenderão Região com 26% do PIB mundial; 3,9 bilhões de pessoas; 30% das exportações mundiais e 12 das 20 maiores cidades do Mundo;

§ O Governo do Peru também prioriza a construção de uma ferrovia da divisa do Acre (final da nossa Ferrovia Transoceânica) com os Portos Ilo, Matarani e Bayovar (em ampliação). Os recursos virão da China ou de uma parceria com o Brasil. O Porto de Callao fica a 16,1 mil km do porto de Sanghai (China) e a profundidade atual é de 15 metros, prevendo-se a construção vizinha do Hub Port de “San Lorenzo” com profundidade recorde de 45 metros;

§ No Brasil, devido ao ainda bloqueio logístico, o custo de transporte da soja de Sorriso (MT) ao Porto de Santos em 2011 ficava por US$ 120/t, ante apenas US$ 20/t de custo do campo até o Porto na Argentina;

§ No caso das ferrovias, o Brasil precisa rapidamente de 52 mil km de trilhos operacionais e para isto precisa de US$ 80,0 bilhões de novos investimentos, sendo 30% nos trechos e 70% na construção urgente de desvios nos trechos urbanos. Cerca de 65% de malha brasileira atual está inoperante, sendo 25% sem condições de  recuperar;

§ Mesmo sendo fundamentais para reduzir as pobrezas e as desigualdades regionais e para o pleno desenvolvimento do País, no momento, só há 10,0 mil km em obras bem lentas. Há razão é que há muitos e constantes embargos jurídicos (licitações mal redigidas e cheias de brechas), recusas ambientais ou demoras intencionais com licenças ambientais, mostrando inteiro despreparo, ineficiência, decisões apenas pessoais e injustiça no lidar com a “coisa pública”. Também, 71% das nossas cargas ainda é minério de ferro e quase não há tempos para outras cargas (espaço tem sobrando). Em Set./2011, entre os maiores problemas para a não contratação, 38% dos clientes falaram que o custo do frete ainda era muito elevado; 32% disseram que não havia vagões especializados e 30% citaram que os prazos não são confiáveis, pois a velocidade é muito baixa e há muitas paradas;

§ O Governo brasileiro precisa exigir das atuais ferrovias rápidas modernizações, pois: 1) utiliza-se apenas 20% do tempo útil transportando e 80% carregando/descarregando; 2) Nas nossas melhores ferrovias, o “headway” diurno (intervalo de tempo entre os trens) ainda é de 20 minutos, bem acima dos 14 minutos dos principais concorrentes internacionais (apenas 8 minutos nos metrôs urbanos); 3) Nossa velocidade média é muito baixa (apenas 25 km/hora, ante 80 km nos USA); 4) Ainda há muitas bitolas divergentes; 5) 90% dos vagões ainda voltam vazios, mas sempre voltam, indicando que existem condições de tempo e de espaços disponíveis, mas nunca para embarques de cargas de empresas concorrentes, principalmente se forem para exportações;

§ No Brasil, mesmo assim, o transporte ferroviário, beneficamente, deve dobrar até 2030, ante 2000. A partir de 2012 já não haverá monopólio de trilhos (espera-se), segundo a nova Lei. Se continuar o elevado apoio publico e privado atual, em 2025, 35% das cargas brasileiras já serão transportadas por ferrovias e 29% por hidrovias;

§ No caso dos portos, nos últimos 40 anos, ampliou-se de 28 para 49 o número de portos e terminais no Brasil. Hoje, eles já movimentam 800,0 milhões t./ano, igual a 10% do volume total mundial de portos (mais de minério de ferro), mas, em 1970, eram apenas 100,0 milhões de t.;

§ O Governo também precisa exige dos atuais portos rápidas modernizações, pois as operações ainda são muito lentas, ante nossos concorrentes. No moderno Porto de Itaqui (MA), p.ex. um navio chinamax com 335 mil tons demora entre 72 e 74 horas (3 dias) para atracar, carregar e desatracar. Antes, têm que esperar de 5 a 10 dias na fila da Baia de São Marcos. Nos Portos do Sul, é ainda pior e com isto as operadoras têm que pagar muitas e caras multas (“demourrages”), encarecendo muito o custo final e desestimulando concorrências. Na média 2011, conteineiros esperaram até 13 dias em Santos;

§ Entre os Portos já existentes, os destaques são para os novos portos do Nordeste e do Norte por estarem entre 1.000 km e 3.000 km mais próximos dos EUA, do Novo Canal do Panamá (a inaugurar em 2015) e da Europa do que os antigos Portos do Sul/Sudeste, além de serem bem mais profundos (entre 15 e 23 metros);

§ O porto de SUAPE (PE) é o Porto que mais cresce no Brasil e já com 100 empresas instaladas (sendo 01 refinaria e 03 estaleiros) e 50 implantando (01 de automóveis e 01 siderúrgica). Em 10 anos deve quintuplicar a carga atual, atingindo 1,0 milhão de contêineres, e chegar a 20 m de profundidade. O porto de PECEM (CE), ainda está ocioso, mas deve ser um grande exportador de minérios e frutas, já construindo pátio para minério de ferro e outros. No Porto de BARCARENA/VILA DO CONDE (PA) já há 07 empresas de grande porte instaladas, incluindo Votorantim e Norsk Hydro;

§ Entre os novos Portos offshore em construção, profundos e estratégicos, os destaques são o Porto da EBX/OLX em São João da Barra/Açu (RJ) com profundidade final prevista de até 25 m, e o Porto de Ilhéus/Aritaguá (BA);

§ O Porto da EBX deve ser inaugurado no inicio de 2012 e terá área total de 9 mil hectares com muitas empresas privadas (2 siderúrgicas, 02 cimenteiras, fábricas de computadores, montadora de veículos), devendo ainda atrair novos investimentos adicionais de R$ 40 bilhões de outras empresas para montagens de fábricas;

§ Já o Porto de Ilheus-Aritaguá, que fica na ponta das futuras ferrovias FIOL e FICO e próximo da atual Ferrovia FCA, está em fase de liberação ambiental e de projetos e deve ter sua concorrência lançada em março/2012 na forma de PPP - Parceria Publica-Privada. Ele será construído a 3,5 km da praia e terá até 19 metros de calado (fundura) para navios gigantes com até 400 mil t. (minerais, conteineiros, carga geral, açúcar, etanol e para grãos).


MAIN CONCLUSIONS

Major business  inclusions from 2020 to 2050 as results of new logistics + transports and self-sufficiency in fertilizers & energies:

ü        Net income of soy can increase to $ 5.00 / sc, results of - $ 1.50 by the least cost and + $ 3.50 for better prices exports for Asia or Rotterdam;

ü        In this promotional Project “AGROVISION NEW BRAZIL 2020“ area, included in a giant hepatgon zone – excluded Amazon forest - , has between 150.0 and 200.0 million hectares available to enter or re-enter cultives for grains (for local  processed meats ou for exports); biofuels; eucalyptus and others for coal, gas, chips or eletricity; fruits; timbers crops and new pastures for milk etc., all with sustainable and environmentally cares;

ü        In the giant area of the Amazonian forest (300.0 millions hectares) law allows to explore mining and natural gas  and sustainable and responsible cultivation of exotic fruits, aromatic and medicinal plants, timbers, rubber trees and biodiesel of palms trees;


ü        “In the "NEW BRAZIL 2020” area - including Amazon forest area – there is around 60% of the Brazil area, but holds only 42% of Brazil current population (190.0 million). In 2040, Brazil population should expected to stabilize at 220.0 million inhabitants with around 50% located in the "NEW BRAZIL 2020” zone (increasing from 80.0 to 110.0 million inhabitants, ie, + 30,0 million); Regional consumption will increase vey much;

ü        There will be intense and progressive migration for The "NEW BRAZIL 2020” giant Region – excluding Amazon forest area - coming from the Southeast, Southern and Northeast Regions. Throughout the Region should be installed by 2050 about 40 big cities with 100 thousand to 1.0 million persons. If current low GDP "per capita" in the whole region enlarges 20% in U.S. $, the grain production in Brazil would have to bend;

 

ü        BUSINESS FINAL CONCLUSION: THE AREA  INCLUDED IN THIS PROMOTIONAL PROJECT “AGROVISION NEW BRAZIL 2020” IS THE BEST PLACE FOR NEW INVESTMENTS AND EXPANSIONS OF  AGRIBUSINESS, BOTH EXPORTERS OR SELLERS TO THE CLOSER REGIONAL MARKETS, INCLUDING LATIN AMERICA AND NORTHERN & NORTHEAST REGIONS OF BRAZIL.

ü        PORTS: a) the offshore Port of Açu-RJ (Eike Batista) is 95% done (+2 steel) to be inaugurated in 2012; b) the offshore Port of Ilheus-BA will be auctioned  in Mar./2012 (to be launched by Pres. Dilma);

WATERWAYS: Completed sluice at hydroeletric of Tucurui-PA (Tocantins River) and starting more 2 sluices at Estreito-MA (hydroeletric on completion) and at Lageado-TO (on completion). Start environmental studies to build 6 futures hydroeletrics  and waterways on the Teles Pires-Tapajós rivers (MT+PA States);

RAILWAYS: a) FNS - North South Rail is 95% completed and to be inaugurated in jun./2012; b) FNS South Branch Extension from Anapolis-GO to Estrela D'Oeste-SP connecting to The Vicente Vuolo old Rail with a final destination to the Port of Santos-SP: on accelerated works to be inaugurated in 2016. All tracks are already paid and arriving from abroad; c) FIOL future rail - From the future Port of Ilheus-BA to Figueirópolis-TO (connecting  the new FNS): works are initiated on the 1st segment from Ilheus-BA to Caitité-BA and to be inaugurated in 2015. All tracks are already paid and arriving from abroad; d) FICO future Rail – from new FNS  tracks in Campinorte-GO (near Uruaçu-GO and Brasília-DF) to Vilhena-RO with a final destination to the Ports of Peru (by Hope Gorge City in Brazil and Pucallpa City on Peru): under construction; e) FTN –TransNordestina future Railway: works began from Eliseu Martins-PI to the Port of Pecem-CE and from Salgueiro-PE to the port of Suape-PE; f) the Vicente Vuolo/ALL old Railroad (ex-Ferronorte)- Extension inside branch: works accelerated from Alto Araguaia-MT to Rondonopolis-MT and to be inaugurated in 2014. It already carries from Alto Araguaia to the Port of Santos (see below about new iron ore mines);

ü        HIGHWAYS: a) BR 364 from inside of the Acre State (Brazil) to the border with Peru is on construction. Along part of this highway will be built the Transcontinental Central Railroad (FICO + FIOL until the Hope Gorge City at 130 km from Pucallpa in the Peru) and from there to the port of Bayovar in Peru and others (Note: this road has no setbacks, as is provided in the Agreement signed in 2009 by Presidents Lula and Alan Garcia. Pucallpa City has about 400 000 inhabitants and receives goods from Sao Paulo to take 15 days by ship, and by the 364 new Highway reduce to 6 days); b) BR 163 from Cuiabá-MT to the Port of Santarém-PA: on accelerated Works by Army Engineering Divison and to be inaugurated in December 2012;

ü        HYDROELECTRICS: a) the Belo Monte-PA: under construction; b) Works more accelerated and before the dates specified on the Jirau and on the San Antonio-RO, c) At the end of the plant studies to the binational Guarajá-Mirim-RO in the border with Bolivia;
 
ü        IRON ORE MINES - recently discovereds or revealeds (all in very poor regions and with very low demands of all): a) closer the town of Salinas-MG, on the Jequitinhonha Valley and 600 km from the port of Ilheus by the FIOL future  railroad; b) based in the town of Paulistana-PI, next to the Transnordestina future rail; c) near the town of Coração de Maria-BA, far only 160 km to the port of Cotegipe/Aratu-BA; d) near the town of Mirassol D'Oeste-MT on the border with Bolivia, near the Vicente Vuolo/ALL and of the FICO railroads. ALL recently set up the Vetri mining also to benefit and to transport iron ore from the Corumba/Ucurum City mines on State of MS to the Port of Santos (that mines is closer to Mirassol D’Oeste-MT mines); e) closer the town of Inhamuns-CE more the town of Pentecostes-CE, near the port of Pecem-CE, by CFN old rail and by Transnordestina future Railway; f) near the town of Jucurutu-RN and the town of Cruzeta-RN, carrying by the CFN old rail to Port of Pecem-CE or by FCA old rail to the Port of Suape-PE.


THE AGROVISION NEW BRAZIL 2020 PROJECT “SUMMARY OF DATA ANALYSIS”

§     In October/2011, the world reached 7.0 billion people and is expected to expand to 9.0 billion in 2050, when there still will be 14.0% of hungry and malnourished (compared to 15% today). Today, more than 50% already live in cities and is expected to expand to 70% in 2050. In Brazil, urbanization is much larger than the world average because between 1960 and 2010 (50 years), our urban population increased 5 times;

§     In Brazil, only 20% of people still live in the country (80% live olny 200 km from the sea), whereas in India 70% live in the interior, in China 50% and in the U.S 26%. However, in China in next 05 years, should be to build 50 million new homes. In 2020, only the Chinese middle class is expected to reach 240 million people, twice the current. In 2025, should have 221 cities with more than 1.0 million people in China (compared to 35 in Europe today);

§     In Brazil, incredibly, the “per capita” income - though rising - is very poorly distributed and the absolute poverty rate reached 28% in 2008. In 2011, according to IBGE, Brazil still had 16.3 million people in extreme poverty - equal to 8.5% of the country - particularly in rural areas, where 25.0% of people still living in poverty mainly in the North and Northeast Regions ("focus of this work");

§     Even with recent advances in Brazil grain harvest, we are still only the 5th World grains producers (overcome by the USA, China, India and EU 27). Our average yield is still very low (except for soybeans, coffee and chicken) and we have no guaranteed net income and not enough resources to enter / re-enter new areas on social and environmentally sustainable productions manner;
 
§     Also, our total exports has reached only 1.5% of world total, and worse, commodities are 70% and only 5 of them represent 47% of sales in 2011 (up from 28% in 2006). WITH INTERNAL VERY HIGHS COSTS AND TAXES AND SOME UNFAVORABLE EXCHANGE RATE, OUR INDUSTRY CAN NOT COMPETE INTERNATIONALLY and are left with the internal market (for now);

§     In 2012, World oil consumption is expected to reach 90 billion barrels, up from 87 billion in 2010. The current productions are expected to rise slowly until 2030 and then falling over. The world average prices may rise from the current $ 100/barrel for between $ 292 and $ 374 in 2020. In China today there are only 36 cars for every 1.0 million people, up from 487 in Europe;

§     In 2011, Brazil - with only 5% of biodiesel in the fuel mix - was the world's largest consumer of biodiesel, with 2.8 billion liters, followed by Germany with 2.6 billion (with 20% biodiesel in the mixture). In Brazil, AS EFFECT OF REMEDIATION BY ADOPTION OF BIODIESEL ARE ALREADY AVOIDED 11 000 DEATHS AND 78 000 HOSPITALIZATIONS OF PEOPLE EACH YEAR;

§     In 2011, sales of fertilizers in Brazil should reach 26.5 million tons, 8.1% more than in 2010 (24.5 million). We still have much dependence on expensive imports, but possible self-sufficiency in 10 years, when we change for exporters;

§     In Asia, Governments prioritize the construction of the new Railroad "TransAsiática" with 14,000 km from Bangkok to Istanbul and will benefit 28 countries, including getting loads of 114,000 km of surrounding highways. Such railroad more highways serve the region with 26% of global GDP, 3.9 billion people, 30% of world exports and 12 of the 20 largest cities in the world;

§     The Peruvian Government also prioritizes the construction of a future railway from the border of Brazil/State of Acre (end of our Transcontinental Railway) to the Port Ilo, Matarani and Bayovar (all in magnifications). The funds will come from China or from a partnership with Brazil. The Pacific Port of Callao is 16,100 km from the Port of Sanghai (China) and the current depth is 15 meters. In addition it is expected the construction of the nearby Hub Port  of "San Lorenzo" with record depth of 45 meters;

§     In Brazil, due to logistical still blocking, the cost of shipping soybeans from the Sorriso City (MT) to the Atlantic Port of Santos (State of São Paulo) in 2011 was for $ 120 / t, up from only $ 20 / t cost of the field to the port in Argentina;

§     In the case of railways, Brazil quickly needs of 52,000 km of really operations tracks and for this needs $ 80.0 billion of new investments, being 30% in the sections and 70% on building of urgent deviations in urban stretches. About 65% of current Brazilian rail grid is down, including 25% unable to recover;

§     Although fundamental to reduce poverty and regional inequalities and to the full development of country at the moment there is only 10.000 km on very slow works. The reasons are many and constants legal embargoes (bids poorly written and full of holes) more environmental licenses refusals or intentional delays showing unprepared, inefficiency, personal decisions only and unfairness in dealing with the "public thing". Also, 71% of our charges is still iron ore and almost no time for transport other charges (space is left). In Set./2011, among the major problems for not rail hiring, 38% of customers said that the cost of rail was still very high, 32% said there was no specialized wagons and 30% said that deadlines are not reliable because speed is very low and there are many stops;

§     The Brazil Government needs to require the current railroads a rapid modernization, because: 1) uses only 20% of the time shipping and 80% loading / unloading, 2) In our the best railroad, the "headway" day (interval time between trains) is still 20 minutes, up from 14 minutes of the main international competitors (only 8 minutes in urban subways) 3) Our average speed is very low (only 25 km / hour, compared to 80 km in the USA), 4) Although there are many different gauges, 5) 90% of wagons still come back empty, but always back, indicating that had available time and space conditions but never for loads of competitors, especially if they are for export;

§     In Brazil, nevertheless, beneficially, rail transports to double by 2030, compared with 2000. From 2012 there will be no monopoly of track (hopefully) under the new law. IF CONTINUES THE HIGH CURRENT PRIVATE AND PUBLIC SUPPORT, IN 2025 35% OF BRAZILIAN CARGO HAS TO BE TRANSPORTED BY RAIL AND WATERWAYS BY 29%;

§     In the case of Ports, in the last 40 years, expanded from 28 to 49 the number of ports and terminals in Brazil. Today, they move 800.0 million tons / year (mainly iron ore), equal to 10% of the world global ports, but in 1970 was only 100.0 million tons;

§     The Brazil Government also needs to require current Ports a rapid modernization, as operations are still very slow compared to our competitors. In the modern Port of Itaqui (MA), eg., one ship chinamax with 335 thousand tons takes between 72 and 74 hours (3 days) to dock, load and unberthing. Rather, they have to wait 50 to 10 days in the queue of the Bay of São Marcos. In Ports of the South, the situation is worse and operators have to pay many expensive fines ("demourrages"), increasing the final cost and very discouraging the competition. In Santos on average in 2011, containers ships waited until 13 days;

§     Among the existing Brazilian Ports, the highlights are to the new ports in the Northeast and the North Regions because they are between 1,000 km to 3,000 km closer to the U.S., to the New Panama Canal (opening in 2015) and to the Europe than the old Ports of South / Southeast Regions and also because they are much deeper (15 to 23 meters);

§     The Port of SUAPE (PE) is the fastest growing Port in Brazil because it already has installed with 100 companies (with 01 refinery more 03 yards ships) and 50 deploying (01 car and 01 steel). In over 10 years to quintuple the current load, reaching 1.0 million containers, and reach 20 m depth. The PECÉM Port (CE) is still idle, but should be a major exporter of minerals and fruit, already building yard for iron ore and others. At the Port of BARCARENA / VILA DO CONDE (PA) there are already 07 companies large installed, including the Votorantim and the Norsk Hydro;

§     Among the new offshore Ports being built, deep and strategic, the highlights are to the Port of the EBX / OLX in Sao Joao da Barra / Acu (RJ) with expected final depth of about 25 m, and to the Ilheus / Aritaguá Port (BA);

§     The Port of EBX is expected to open in early 2012 and will have total area of ??9,000 hectares with many private companies (2 steel, 02 cement plants, computer factories, vehicle assembly plant), and still attract additional new investment of R$ 40 billion other companies for assembly plant;

 

§     Already the future Ilheus-Aritaguá Port, which sits at the edge of future railways FIOL and FICO and near the present railway FCA, is being of environmental licenses and released projects and must have your PPP Public-Private Partnerships auction launched in March/2012. It will be built 3.5 km from the beach and will have up to 19 meters of depth for giant ships with up to 400 000 tons. (Minerals, containers, general cargo, sugar, ethanol and grains).

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