MenteInovadora quebra paradigmas e prova que inteligência se aprende, e que existem métodos e ferramentas para ensinar e desenvolver a inteligência, independente do meio social da criança.
“Os resultados nos surpreenderam, em apenas três meses de implantação o método MenteInovadora mudou a vida de mais de 300 crianças da Escola Filantrópica Tabor, aqui da comunidade Tabor, em São Mateus, periferia de São Paulo”. Afirma a vice-diretora da escola e responsável pelo projeto Marinêz Rita Santaniello.
O que mudou na vida das crianças foi listado pela Vice-diretora Marinêz:
# Sensível melhora no comportamento dos alunos, na escola e em casa.
# A disciplina cresceu dentro da sala de aula.
# A concentração e interesse proporcionaram um ganho pedagógico muito grande.
# Praticamente não há faltas nas aulas de MenteInovadora.
# Os relacionamentos, alunos entre alunos e alunos entre professores estão mais fáceis, pois o método estimula a interação.
# Os pais ouvem os filhos contarem sobre as aulas e se interessam em saber mais, estreitando os vínculos entre todos os envolvidos, alunos, professores, pais e comunidade.
# Os professores constataram que, mesmo em um curto espaço de tempo, os alunos passaram a aprender com maior facilidade, havendo uma melhora significativa nas avaliações, principalmente na solução de problemas e números.
Na outra ponta, no colégio Santa Marcelina em São Paulo , a professora Vera Lucia Cardoso do 1º ano fundamental, conta que possuía muitas crianças com dificuldades de raciocínio, mas a mudança mais impressionante ocorreu em uma aluna, considerada a mais dispersa e com grande dificuldade de concentração.
Assim que foi apresentada aos jogos, passou a se destacar na classe, obtendo melhores resultados também em outras áreas.
A professora Carmem Figueiredo, coordenadora da Educação infantil e fundamental 1º ano, da mesma Escola, atesta que nos dias em que são ministradas aulas de MenteInovadora: “Há uma alegria diferenciada na classe”.
Segundo ela, trimestralmente existe uma avaliação do desenvolvimento dos alunos, e que após o uso do método MenteInovadora, os números foram impressionantes. Nos itens de raciocínio e solução de problemas, os índices do gráfico de avaliação foram várias vezes maiores do que vinham sendo sem o método. Segundo a coordenadora, “Os resultados foram gritantes se comparados a outros anos.”
Assim como na Escola Filantrópica Tabor, o método foi implantado há apenas 3 meses no Colégio Santa Marcelina.
Basicamente o método utiliza jogos de raciocínio (tabuleiros), aliados a processos de mediação e transferência de habilidades.
# A utilização dos jogos cria um ambiente propício para o desenvolvimento global da criança e do adolescente.
# A criança é auxiliada pelo mediador (professor), que a introduz a esquemas de raciocínio pertinentes à experiência de aprendizagem em questão.
# O mediador e a criança conversam sobre o novo conhecimento derivado da experiência e como ele se relaciona às situações reais da vida escolar (transferência) e da própria vida.
“Ensinar com jogos de raciocínio e métodos metacognitivos é fácil e os resultados aparecem desde as primeiras aulas. Além de serem extremamente prazerosos, os jogos de raciocínio promovem uma proximidade entre professor e aluno, que auxilia no fortalecimento do vínculo pessoal e contribuem para que o professor tenha um papel relevante na formação integral do aluno, tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto a valores, regras sociais e desenvolvimento emocional”, explica Sandra Garcia, Diretora Pedagógica do grupo MENTEINOVADORA,
Os materiais didáticos empregados com a metodologia são livros para o aluno e para o professor, CD-ROM, além dos jogos. Todos os professores são capacitados pela equipe da MENTEINOVADORA que mostra como aproveitar todo o potencial do método e da condição de mediador que o professor passa a assumir.
As aulas são supervisionadas pelos educadores da empresa periodicamente, dando total apoio e segurança à instituição de ensino.
O método está sendo usado em escolas como , Colégio Nossa Senhora do Rosário ,Colégio São Luís, Colégio Pio XII , Colégio Padre Moye, Colégio Santana, Colégio São José de Santos, Colégio Santa Marcelina, Colégio Notredame de Campinas, Escola do Futuro, Colégio Photon de Campinas, Escola Santo Inácio, Liceu Santista , entre outras.
Esses e outros depoimentos estão no site da MenteInovadora, onde você poderá constatar que inteligência se aprende, não importando a classe social, a resposta é imediata, basta dar ensino de qualidade, inteligente e moderno, que a criança responde de forma positiva, rápida e abrangente, onde todos ganham.
http://www.menteinovadora.com.br