Os cientistas descobrem o impacto semelhante do agente patogênico em duas culturas muito diferentes
A praga bacteriana leva ao escurecimento e por vezes à morte de culturas importantes

A praga bacteriana leva ao escurecimento e por vezes à morte de culturas importantes. A mais famosa, o míldio tardio da batata resultou na Grande Fome Irlandesa. O flagelo continua hoje em dia, afetando culturas de todo o mundo. Uma forma de flagelo bacteriano (causado por Pseudomonas cannabina pv. alisalensis ou Pcal) afeta plantas crucíferas, como a couve, assim como culturas de estrume verde como a aveia. Sabe-se que a Pcal utiliza fatores de virulência, mas estes fatores não foram investigados até recentemente, quando cientistas da Universidade de Tsukuba no Japão conduziram uma investigação sobre a função da coronatina (COR), um dos fatores de virulência bem conhecidos do agente patogénico. Uma fitotoxina, COR é conhecida por ajudar o crescimento e a formação de lesões patogénicas ou a expansão através da reabertura de estomas, o que torna a planta mais vulnerável, mas o seu papel exato na infecção por Pcal era desconhecido.
Investigando a interação entre Pcal e couve e aveia, os cientistas da Universidade de Tsukuba descobriram que COR reabre os estomas, mas também suprime o ácido salicílico, que as plantas utilizam para se protegerem dos agentes patogénicos. Através destas ações, COR ajuda a Pcal a infectar com sucesso a planta, levando a uma praga bacteriana.
"Devido às características únicas do Pcal, que pode infectar tanto as plantas dicotiledóneas como as monoculturas, pudemos investigar as funções de COR nas interações entre o patogénico e duas plantas muito diferentes: couve e aveia", explicou o cientista Nanami Sakata, que espera que esta investigação possa ser utilizada para desenvolver métodos de proteção de patogénicos bacterianos ou químicos que visem processos de infecção por patogênicos. "Acreditamos que a revelação deste mecanismo de virulência pode levar ao desenvolvimento de novas estratégias de controlo de doenças".