CI

Dimarzio visita região cacaueira no interior da Bahia este final de semana

Ilhéus/BA - O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Amauri Dimarzio, cumpre agenda no interior da Bahia nos próximos cinco dias. Amanhã (15/11), em Ilhéus, conhecerá, a partir das 9h, as instalações fábrica de cacau da Cargill, maior indústria de moagem da região, com 1,6 milhão de sacas por ano. Na oportunidade, Dimarzio participará de uma palestra com diretores da empresa, que apresentarão um panorama do mercado de cacau no Brasil e no mundo. A Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, com 110 mil toneladas, o equivalente a mais de 60% da produção total de 160 mil toneladas.

Durante o encontro, o secretário deverá apresentar os projetos do governo para a revitalização da cacauicultura. No mês passado, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou a prorrogação do prazo para inscrição dos produtores de cacau no Programa Especial de Saneamento de Ativos (PESA). O prazo venceu em 30 de setembro deste ano e foi prorrogado para 30 de abril de 2004.

De acordo com o secretário, 1.056 produtores já haviam sido atendidos pelo programa, o equivalente a R$ 153 milhões. A ampliação do prazo permitirá a realização de mais 1.200 operações, no total de R$ 109 milhões. Além disso, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai financiar o pagamento do restante da dívida dos produtores de cacau relativa aos Programas 1 e 2 de Combate à Vassoura-de-Bruxa. Com isso, o prazo para quitação da operação será prorrogado por 20 anos.

No domingo (16/11) às 9h, o secretário visitará o Porto de Ilhéus e, às 10h, o Instituto Biofábrica de Cacau, que distribui para os produtores, a preços subsidiados, garfos e mudas enraizadas das novas tecnologias produzidas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao MAPA.

Segunda-feira (17/11), ainda em Ilhéus, às 8h, Dimarzio abre a 24ª Semana do Fazendeiro, com a inauguração da Escola Média de Agricultura da Região Cacaueira. Às 11h, visita uma fazenda de cacau clonado. À tarde, ele conhecerá o Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) da Ceplac. O centro desenvolve novas tecnologias de combate à vassoura-de-bruxa. A doença dizimou grande parte das lavouras brasileiras. Há 10 anos, o País produzia 400 mil toneladas por ano.

Na terça-feira (18/11), o secretário embarca para a região da Chapada Diamantina, Barreiras, Mucugê e Ibicoara, onde fará visitas a propriedades rurais e manterá contato com lideranças agrícolas regionais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.