CI

Veja a previsão para quarta-feira

Massa de ar seco ganha espaço; Chuvas perdem intensidade no nordeste


Em todo país, haverá um aumento das temperaturas máximas, com destaque para setores entre o Centro-Oeste, Sudeste e Sul Em todo país, haverá um aumento das temperaturas máximas, com destaque para setores entre o Centro-Oeste, Sudeste e Sul - Foto: Pixabay

Nesta quarta-feira (28.02) o tempo segue com as condições de chuvas intensas na faixa norte do Nordeste.

Essas instabilidades ocorrem devido à forte influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que também deve levar chuvas para a região Norte.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Na parcela central do país, o destaque será o aumento da influência da massa de ar seco. Cenário favorável às operações em campo, como avanço da colheita da soja, plantio do milho safrinha e os tratos culturais.

Já ao Sul, uma região de baixa pressão deve aumentar as condições de chuvas no período da tarde. 

Em todo país, haverá um aumento das temperaturas máximas, com destaque para setores entre o Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região

Região Norte: Aumento na irregularidade das chuvas 

As instabilidades mais intensas devem ocorrer sobre o norte do PA, graças à influência da ZCIT. Nas demais regiões, as chuvas devem acontecer na forma de pancadas isoladas e passageiras, embora áreas do norte do TO, AC e AP possam registrar temporais localmente fortes. Setores do sudeste do AM contaram com tempo firme nesta quarta-feira.

 

Região Nordeste: Atenção para áreas da faixa norte

Os corredores de umidade associados a ZCIT, garantem as condições de chuvas intensas ao norte do MA, norte do PI, CE, RN e PE. Contudo os maiores volumes devem ocorrer sobre o norte do MA e norte do Pi com valores acima dos 40 mm no decorrer do período. A condição é delicada, visto que os solos estão saturados de umidade, o que pode deflagrar algum movimento de massa nessas áreas. Por outro lado, a massa de ar seco domina praticamente todo o estado da BA e SE, mas sem ressalvas para as condições das lavouras.

 

Região Centro-Oeste: Massa de ar seco ganha espaço, temperaturas em elevação

A influência de uma massa de ar seco, mexe com as condições de tempo na região, diminuindo as  instabilidades se comparado ao início da semana. Este cenário é favorável para os avanços das operações em campo, como colheita da primeira safra e plantio da segunda safra, assim como os tratos culturais em áreas que enfrentaram períodos mais chuvosos nos últimos dias. A maior irregularidade das chuvas pode resultar no aumento das temperaturas, em toda região, mas ainda com os destaques para o MS, onde os termômetros devem beirar os 39°C.

Região Sudeste: Chuvas concentradas no sudeste

A massa de ar seco deve ficar ainda mais intensa nesta quarta, inibindo a formação de chuvas sobre o noroeste paulista e grande parte de MG. Apenas áreas do sudeste de SP, Vale do Paraíba, RJ e sudeste de MG devem registrar as chuvas no decorrer do dia. Ainda assim, são esperados volumes inferiores aos registrados no dia anterior. Apesar do tempo seco, as condições são favoráveis para as operações em campo, como avanço do plantio de segunda-safra e colheita e tratos culturais. As temperaturas estarão elevadas, com destaque para o estado de SP.

 

Região Sul:Chuvas mais irregulares e aumento no calor 

As instabilidades sofrem variações no decorrer do período, porém à tarde as chuvas serão reforçadas pela passagem de um cavado – região alongada de baixa pressão – elevando novamente as condições de chuvas sobre o RS, SC e PR. Entretanto, os volumes previstos são inferiores aos registrados nos últimos dias. Além disso, as precipitações ocorrem com grande irregularidade sobre o PR. Também é esperado aumento no calor em áreas do noroeste do RS, oeste de SC, oeste e norte do PR.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.