CI

Região Centro-Sul deve ter queda de granizo no último dia do mês

Último dia de fevereiro com potencial para queda de granizo em SC, PR, SP e MG.


Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais em alerta para granizo Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais em alerta para granizo - Foto: PxHere

Nesta quinta-feira (29.02) as condições de chuvas devem ser reforçadas no Centro-Sul do Brasil, devido à formação de uma região de baixa pressão na costa do Sudeste.  Há potencial para queda de granizo em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais, principalmente nas regiões mais próximas ao litoral.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

A massa de ar quente e seco que atua sobre o Paraguai, deve se intensificar e mexer com as condições de tempo sobre o Centro-Oeste, elevando as temperaturas para a casa dos 40°C. 

Em toda a faixa norte do país, as chuvas devem acontecer. Enquanto que áreas do norte do Nordeste, devem registrar uma diminuição dos volumes de chuva.

Veja o mapa para hoje e a previsão para a sua região

Região Norte: Chuvas com distribuição irregular

De maneira geral, todos os setores da região norte devem registrar chuvas no decorrer desta quinta, ainda que os volumes sejam inferiores e mais irregulares do que os registrados nos últimos dias. A perspectiva é de chuvas na casa dos 20 mm, com distribuição irregular. O tempo firme e seco deve predominar sobre o norte de Roraima, acentuando o risco para incêndios no estado.

 

Região Nordeste: Chuvas perdem intensidade; temperaturas sobem

Os corredores de umidade associados a ZCIT permanecem ativos sobre a região, garantindo as condições de chuvas sobre o Maranhão, Piauí, Ceará e nos estados do nordeste do  Nordeste. Contudo, os volumes previstos são inferiores aos registrados nos últimos dias, com previsão de valores entre os 10 e 20 mm. O tempo seco deve ser a regra sobre o estado da Bahia, ainda que no oeste da região algumas instabilidades isoladas e passageiras devem ocorrer. as temperaturas entram em elevação em todo leste baiano até o SEALBA.

 

Região Centro-Oeste: Massa de ar seco ganha intensidade; temperaturas na casa dos 40°

A influência da massa de ar quente e seco deve ganhar ainda mais intensidade nesta quinta, elevando as temperaturas para a casa dos 40°C na região do Pantanal. Além disso, os índices de umidade devem se aproximar dos 20% em áreas do sul do Mato Grosso do Sul. Embora, existem condições para pancadas de chuvas isoladas e passageiras sobre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Goiás, o tempo firme deve prevalecer. Com exceção do Sul do MS, o período mais seco na região não traz impactos significativos nas lavouras.

 

Região Sudeste: Reforço nas instabilidades; calor intenso e granizo

A formação de um sistema de baixa pressão na costa da região deve reforçar as instabilidades no litoral de São Paulo, Vale  do Paraíba, Leste de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O destaque em relação aos volumes previstos será na região de Registro, onde os há condições para mais de 40 mm ao longo do dia, com possibilidade para queda de granizo. Já no interior da região, como no Oeste Paulista, Triângulo, Oeste e Norte Mineiro, a condição será de tempo firme e temperaturas elevadas, com destaque para o Sudoeste de SP, onde os termômetros podem bater os 38°C.

 

Região Sul: Risco para queda de granizo; Atenção para o calor no PR

As instabilidades serão organizadas na região, com a formação de uma baixa pressão no oceano. Além disso, uma área de baixa pressão sobre o Paraguai também deve favorecer a formação das nuvens carregadas. Desta forma, são esperadas instabilidades entre o oeste e norte do Rio Grande do Sul (RS), Santa Catarina (SC) e praticamente todo Paraná (PR). Destaque para os volumes no leste de SC e PR que podem passar dos 40 mm em Tijucas (SC) e Curitiba (PR), com risco para queda de granizo. Nas demais regiões, apesar dos menores volumes, existe possibilidade de temporais localmente fortes. Com a maior presença das chuvas, as temperaturas serão menores em SC. Porém o norte do PR deve ter um dia seco e quente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.