CI

Seca atinge áreas agrícolas no norte do México

Clima seco afeta produção de milho e trigo



Foto: Rafaelly Machado

O clima seco dominou grande parte do norte e centro do México, de acordo com o boletim Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado na terça-feira (8) pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A seca prevaleceu de maneira significativa desde a fronteira com os EUA até o planalto sul, atingindo regiões agrícolas importantes como Guanajuato, Jalisco e Michoacán, onde o cultivo de milho de verão foi impactado. Chuvas isoladas e de baixa intensidade foram registradas nessas áreas, insuficientes para melhorar as condições de produção.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Segundo o boletim, no noroeste do país, a seca foi acompanhada por temperaturas elevadas, com máximas que atingiram os 40°C. O calor intenso provocou altas taxas de evaporação, agravando a situação das bacias hidrográficas que irrigam culturas como milho e trigo de inverno, aumentando as dificuldades para os produtores.

Em contraste, no sudeste do México, as chuvas moderadas a pesadas trouxeram alívio para as plantações. Precipitações de 25 a 100 mm beneficiaram o milho imaturo e a cana-de-açúcar em áreas como Veracruz e outras regiões próximas. Chuvas mais intensas, com acumulados de 100 a 200 mm, foram registradas em Oaxaca, Tabasco e outras áreas de cultivo de inverno.

Nas áreas costeiras afetadas pelo furacão John na semana anterior, as chuvas continuaram, porém em volumes mais baixos, variando entre 10 e 50 mm. Essa quantidade de chuva, considerada sazonal, permitiu uma leve recuperação nas regiões duramente atingidas pela tempestade, embora os danos ainda sejam significativos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.