CI

La Niña pode ser menos intenso, entenda a projeção

Ainda são esperados impactos na safra 2024/25


Redução na intensidade da La Niña promete cenário otimista para o setor agrícola brasileiro Redução na intensidade da La Niña promete cenário otimista para o setor agrícola brasileiro - Foto: NOAA

Uma dúvida que paira nas condições climáticas para o ano de 2024 é a possibilidade do retorno das condições de La Niña no segundo semestre deste ano. Este cenário vem trazendo um panorama de grande incerteza em relação à safra de 2024/25, uma vez que, com a La Niña instaurada, as condições climáticas do plantio da próxima temporada de verão deverão ser fortemente afetadas pelas condições.

Diante disso, as projeções de longo prazo, vêm consistentemente indicando a configuração desta La Niña, após uma possível breve transição pelas condições de Neutralidade em relação às temperaturas oceânicas, e consequentemente as condições climáticas no Brasil.

Clique aqui e acesse AGROTEMPO

Portanto, é possível que o final da safra de verão 2023/24 deve ocorrer sob condições de neutralidade. Ao passo que o início da safra de inverno deve acontecer neste mesmo período. 

Em períodos de neutralidade, em geral, são esperadas condições mais adequadas para o desenvolvimento dos cultivos, tanto em relação ao regime de chuvas, quanto às temperaturas. Outro ponto crucial a ser mencionado neste momento, é que, nas mais recentes atualizações das projeções de longo prazo, houve uma redução da intensidade da possível La Niña.  Isso também foi refletido na  redução das probabilidades do estabelecimento do fenômeno.

Probabilidades do fenômeno El Niño - Oscilação Sul (ENSO). Barras vermelhas indicam probabilidade de Nino, cinzas indicam probabilidades da Neutralidade e azul probabilidade de Nina. Fonte: IRI.

Assim, o cenário mais provável é de que entre em abril-maio-junho tenhamos condições de neutralidade (72%). Em junho-julho-agosto a transição para La Niña se torna mais evidente, com a probabilidade aumentando significativamente para 49%, quase igualando as chances de neutralidade (46%).

julho-agosto-setembro até outubro-novembro-dezembro, a tendência para La Niña se fortalece ainda mais, atingindo um pico de probabilidade de 71% em agosto-setembro-outubro, antes de uma ligeira diminuição para 68% em setembro-outubro-novembro e mantendo-se estável em 69% em outubro-novembro-dezembro. Durante esse período, a neutralidade gradualmente diminui para 24%-27%.
 

O que dizem os centros

  • Bureau of Meteorology (BOM - Austrália): O El Niño está a enfraquecer, com os indicadores oceânicos a mostrarem uma tendência de arrefecimento. Os indicadores atmosféricos são mistos, com algumas características do El Niño ainda presentes, mas que se espera que sejam temporárias. A previsão sugere uma transição para condições neutras ENSO até abril, com todos os modelos a concordarem com condições neutras até Maio.
  • Instituto Internacional de Pesquisa para o Clima e a Sociedade, (IRI - Universidade de Columbia): Em meados de fevereiro de 2024, são observadas condições de El Niño moderadas a fortes, com um enfraquecimento gradual. Um alerta de El Niño está em vigor para fevereiro de 2024, com uma observação de La Niña para junho a agosto de 2024. As previsões prevêem que condições ENSO neutras serão mais prováveis ??de abril a julho de 2024, com La Niña se tornando a categoria mais provável de julho a setembro. 2024.
  • Centro de Previsão Climática (CPC - NOAA): As previsões indicam que o El Niño persistirá de março a maio de 2024, fazendo a transição para ENSO neutro durante abril a junho de 2024. Uma transição para La Niña está prevista por volta de junho a agosto de 2024, com uma taxa de 55% chance de La Niña se desenvolver no último período.

 

Veja os gráficos das projeções

Da sequência de gráficos abaixo, valores acima de +0,5°C indica uma condição de El Niño. Valores entre +0,5 e -0,5°C indicam a condição de Neutralidade. E valores inferiores à -0,5°C indicam presença da La Niña. Mas nota-se que, mesmo projeções de diferentes centros, há uma tendência para transição para Neutralidade e posteriormente La Niña.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.