Frente fria derruba temperaturas no RS e traz acumulado de chuva acima de 50 mm, alerta Inmet
A queda de temperatura será mais intensa durante as madrugadas

A semana entre os dias 7 e 14 de abril será marcada pela queda de temperatura e chuvas intensas no Rio Grande do Sul, de acordo com o boletim meteorológico nº 13/25 do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão aponta instabilidades severas em grande parte do estado, com acumulados que podem ultrapassar os 50 mm, especialmente nas regiões Centro, Sul e Campanha.
A chegada de uma nova frente fria ao Sul do país está associada a essa mudança brusca no tempo, que também impactará Santa Catarina e parte do Paraná. No Rio Grande do Sul, a combinação entre o avanço da massa de ar frio e a umidade favorece a formação de nuvens carregadas, com potencial para temporais localizados, rajadas de vento e queda acentuada nas temperaturas.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
Segundo o Inmet, os valores mais expressivos de chuva devem se concentrar entre quarta (10) e sexta-feira (12), com destaque para áreas produtoras como a Fronteira Oeste, Noroeste e Serra Gaúcha. Já no final da semana, a tendência é de diminuição das chuvas e entrada de ar mais seco e frio, o que deve provocar mínimas abaixo de 10 °C em várias regiões do estado.
A queda de temperatura será mais intensa durante as madrugadas e no amanhecer, especialmente entre os dias 13 e 14 de abril, quando os termômetros podem registrar marcas típicas de outono em cidades como Bagé, Santana do Livramento, Vacaria e São José dos Ausentes.