CI

Clima propício deve confirmar previsão de recorde de algodão

Safra de algodão apresenta bom desenvolvimento em regiões produtoras do Brasil



Foto: Pixabay

A safra de algodão no Brasil apresenta um bom desenvolvimento, de acordo com as informações divulgadas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). As condições climáticas favoráveis em algumas regiões e a tecnologia empregada pelos produtores contribuem para o crescimento da cultura. Em Mato Grosso, principal estado produtor de algodão no país, as chuvas foram suficientes para manter a umidade do solo e as lavouras apresentam vigor adequado em estágio de formação de maçãs. Em Mato Grosso do Sul, apesar da diminuição das precipitações, a umidade disponível no solo favoreceu o desenvolvimento das culturas, sem afetar a qualidade da pluma.

Em Goiás, na região Sudoeste, as lavouras estão em estágios reprodutivos, algumas já iniciando a abertura dos capulhos. Na região Leste, a maioria dos cultivos está em formação de maçãs e as de segunda safra estão em floração e iniciando a formação de maçãs. Em geral, todas as lavouras estão em boas condições.

Na Bahia, as lavouras de sequeiro estão em fase de formação de maçãs e as irrigadas em fase de floração e formação de maçãs. O desenvolvimento é considerado bom no Extremo-Oeste do estado, mas no Centro-Sul, as chuvas irregulares durante a formação das maçãs impactam a produtividade.

Nos estados do Piauí, São Paulo e Minas Gerais, as lavouras de algodão também apresentam um bom desenvolvimento.

De acordo com um relatório de março de 2023 a Associação dos Produtores de Algodão do Brasil (ABRAPA) projeta que, na safra 2022/2023, o Brasil deve colher um volume superior a 3 milhões de toneladas (atualmente 3,1 milhões) e lembra que, até então, isso ocorreu apenas uma vez, na safra 2019/2020. O aumento na produção se deve, principalmente, ao aumento da área plantada e às boas condições climáticas nas regiões produtoras.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 30 de abril a 6 de maio de 2023

Apesar do avanço da safra de algodão no Brasil, as operações de colheita estão restritas em algumas regiões. De acordo com informações da Conab, na semana anterior a safra estava em 0,1% e, atualmente, encontra-se em 0,2% em sete estados produtores.

Ainda assim, a expectativa é de que o ritmo da colheita possa aumentar nas próximas semanas, à medida que as condições climáticas continuem favoráveis e as lavouras atinjam o ponto ideal de maturação.

Material elaborado pela equipe Agrotempo com informações obtidas no boletim de Progresso de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)


 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.