
Segundo informações divulgadas pelo Boletim Integrado Agrometeorológico 12/2025, elaborado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), o Rio Grande do Sul terá chuvas irregulares nos próximos dias, acompanhadas por temperaturas mais amenas.
A previsão indica que, entre quinta (10/04) e sexta-feira (11/04), uma área de alta pressão sobre o oceano, posicionada a leste do estado, deve manter o fluxo de umidade em direção ao continente. Esse cenário favorece a formação de nuvens e pode resultar em chuvas moderadas no litoral gaúcho.
Clique aqui e acesse AGROTEMPO
No sábado (12/04), a chegada de uma frente fria deve intensificar a instabilidade, provocando áreas de chuva localizada principalmente nas regiões norte e sul do estado. Já no domingo (13/04), as precipitações devem se espalhar, com possibilidade de atingir quase todas as regiões do território gaúcho.
A tendência para o início da próxima semana aponta que, na segunda-feira (14/04), a frente fria seguirá em deslocamento para o oceano, mantendo a nebulosidade e a chance de chuvas isoladas no litoral. Nas demais áreas, o tempo tende a se firmar. Contudo, a partir de terça (15/04), novas instabilidades avançam pelo noroeste do estado, com previsão de chuvas que devem se expandir até quarta-feira (16/04), alcançando o centro e outras regiões do RS.
O prognóstico aponta que os volumes de chuva serão menores em comparação à semana anterior. No entanto, ainda há previsão de acumulados significativos em áreas do Norte, Noroeste, Centro e também na faixa litorânea do estado. Nesses locais, os volumes podem variar entre 30 mm e 100 mm. Nas demais regiões, os totais não devem ultrapassar os 30 mm.