CI

Arroz: projeções de alta produtividade para a safra gaúcha

Chuvas recentes beneficiam plantio de arroz no RS



Foto: Pixabay

O plantio do arroz está em fase final no Rio Grande do Sul, com 97% das lavouras já semeadas. A operação avança com maior intensidade nas regiões onde as atividades estavam atrasadas, especialmente no centro do estado, que enfrentou dificuldades devido à erosão provocada pelas enchentes, conforme dados do Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar.

Veja mais informações sobre o clima em Agrotempo

Segundo o informativo, para cumprir o calendário recomendado pelo zoneamento climático, produtores têm intensificado os esforços, utilizando mais horas de trabalho, apoio de outros agricultores e, em alguns casos, lançando mão da semeadura aérea. Essa estratégia tem sido essencial para superar as limitações impostas pelo clima e pelas condições dos terrenos.

Veja mais informações sobre fitossanidade no Agrolinkfito

As chuvas das últimas semanas melhoraram a umidade do solo, fator que beneficiou grande parte das áreas cultiváveis. No entanto, em alguns talhões, o excesso de umidade persiste, levando muitos agricultores a optar por aplicações aéreas de herbicidas e fertilizantes à base de nitrogênio. A medida visa aproveitar a janela ideal para pulverização e evitar impactos na produtividade.

De acordo com o Instituto Rio Grandense de Arroz (IRGA), a área cultivada no Estado é de 948.356 hectares. Já a Emater/RS-Ascar estima uma produtividade média de 8.478 quilos por hectare, números que reforçam a importância do arroz para a economia agrícola gaúcha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.