CI

Alívio de tempo firme deve vir nas lavouras afetadas pelas enchentes

Soja, milho, feijão e arroz em condições desfavoráveis aponta Conab


Próximos dias indica melhora nas condições de tempo sobre o RS Próximos dias indica melhora nas condições de tempo sobre o RS - Foto: Freepik

As fortes chuvas que castigaram o Rio Grande do Sul no mês de maio causaram um estrago histórico nas lavouras do estado. Mesmo na reta final da temporada, lavouras de soja, milho, feijão e arroz foram afetadas.

De acordo com o monitoramento da Conab, as operações de colheita da soja enfrentaram dificuldades significativas devido à alta umidade do solo. Problemas logísticos e a demora na recepção e secagem dos grãos nos armazéns resultaram em perdas quantitativas e qualitativas. Foi observada debulha das vagens, germinação dos grãos e presença de fungos, comprometendo a qualidade final da safra.

As lavouras de milho no estado também estão sofrendo com o excesso de chuvas. As precipitações excessivas resultaram em perdas nos grãos maduros, devido à falta de insolação e à erosão dos nutrientes essenciais para o enchimento dos grãos.

A colheita do feijão foi particularmente prejudicada pela umidade excessiva, resultando em grãos de baixa qualidade, incluindo a presença de grãos germinados e fungos, especialmente na região Central do estado.

Para o arroz, aproximadamente 95% da área já foi colhida, mas as lavouras remanescentes ainda enfrentam dificuldades devido às condições de solo encharcado. A drenagem insuficiente e as chuvas contínuas resultam em perdas de produtividade e qualidade dos grãos. Os produtores devem priorizar a drenagem eficiente e o manejo pós-colheita para minimizar as perdas e preservar a qualidade dos grãos colhidos.

Nos próximos dias, o Rio Grande do Sul deve ter uma melhora nas condições de tempo. A partir do dia 28 de maio as chuvas devem dar uma trégua, com perspectivas de tempo firme até o dia 2 de junho. Ao longo dos próximos dias, as condições são de frio, mas as  temperaturas devem subir gradativamente, mas a umidade alta continua, afetando as colheitas de arroz, soja e milho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.