CI

Suinocultores de Santa Catarina debatem alternativas de mercado em Concórdia


Como forma de organizar a classe dos proprietários de Mini Abatedouros de Santa Catarina, a começar pela região do Municípios do Alto Uruguai Catarinense, será realizado no dia 22 de agosto o Primeiro Encontro Solidário de Pequenas Unidades Produtivas de Carnes e Derivados. O evento ocorre a partir das 13h30, no auditório da Associação Catarinense de Criadores de Suínos de Santa Catarina (ACCS), em Concórdia.

Para o presidente da ACCS Wolmir de Souza, o encontro tem o objetivo principal de organizar a classe a fim de que juntos busquem alternativas para comercializar seus produtos em rede e disponibilizar carne suína in natura e moída através da Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina SA, Ceasa. Ele destaca que uma pessoa com renda baixa tem dificuldades em consumir carne suína em razão do preço elevado.

“Hoje, é praticamente impossível um assalariado adquirir o produto, porque os industrializados de carne suína, tem alto valor e também não se encontra carne suína in natura ou moída, que seria mais barato”, explica Wolmir. Estes propósitos vem ao encontro das metas propostas pela atual diretoria da ACCS, que visa aumentar o consumo de carne suína no mercado interno, além de fornecer o produto com valores acessíveis para que toda a população tenha possibilidade de conhecer e degustar a carne suína.

Um dos principais focos que a ACCS está direcionando suas expectativas é com relação à inclusão da carne suína na merenda escolar e nos presídios, fato que em muitas cidades já está acontecendo, mas para que se estenda por todo o Estado é necessário que o produto esteja disponível em valores adequados, possibilitando aos órgãos públicos a aquisição da carne.

Em razão desse fato, os pequenos abatedouros têm a possibilidade de cobrir essa fatia de mercado. “Como não é lucrativo para as grandes agroindústrias fornecer este tipo de carne, é essencial que os mini abatedouros se adequem e forneçam o produto”, salienta o presidente da ACCS. Será discutido também, no encontro, as adequações de acordo com a necessidade para os abatedouros com Inspeção Municipal, Estadual e Federal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.