CI

Costa do Marfim colherá mais cacau


A colheita de cacau da Costa do Marfim para a estação 2003/04 deverá chegar a 1,29 milhão de toneladas, segundo dados divulgados por exportadores e portos.

Apesar da rebelião armada que eclodiu em setembro, a Costa do Marfim - o maior produtor de cacau do mundo - teve uma colheita abundante e as amêndoas puderam ser transportadas relativamente sem problemas até os dois portos do país.

Os dados oficiais da Bolsa do Café e Cacau da Costa do Marfim, BCC, mostram que do início da estação até 23 de junho foram colhidas 1,163 milhão de toneladas, em comparação com mais de 1,126 milhão em 2001/02.

Analistas do setor atribuem o crescimento da produção ao fato de os plantadores terem adotado um emprego mais amplo de pesticidas e fertilizantes em função do aumento da receita pela recuperação dos preços.

Frio na Nigéria

O clima frio no cinturão do cacau no Sudoeste da Nigéria e a falta de chuvas e de sol no mês passado estão criando umidade acentuada e provocando o rápido ataque de fungos na casca da fruta, segundo informou representante do governo. "Estamos constatando a doença nas plantações de cacau", disse Niyi Ogunsola, gerente de projetos da Unidade de Desenvolvimento do Cacau em Ibadan, capital do estado de Oyo, no Oeste do país.

Segundo Ogunsola, chuva e sol são imprescindíveis para reduzir o nível de umidade no Sudoeste da Nigéria e conter doenças, garantindo um bom desenvolvimento da safra de 2003-2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.