CI

OMC se reúne em setembro para discutir subsídios agrícolas


A Organização Mundial do Comércio (OMC) se reúne do dia 10 a 14 de setembro, em Cancun (México), para discutir a questão dos subsídios agrícolas e industriais, a redução de tarifas alfandegárias e o maior acesso dos países pobres aos medicamentos para o tratamento da Aids.

A agricultura é o tema da conferência que está recebendo maior destaque na mídia, principalmente a questão do subsídio à exportação e das tarifas alfandegárias (o "acesso ao mercado").

Os países pobres e as organizações não governamentais (ONG) reclamam uma redução dos subsídios à exportação (em especial os fornecidos pelos governos americanos e europeus), que arruinam os camponeses do Sul, mantendo os preços mundiais artificialmente baixos. Os grandes exportadores (Estados Unidos, Austrália, Argentina), por sua vez, querem reduções generalizadas de tarifas.

Os impostos da indústria, que representam 80% do comércio mundial, também serão discutidos nesta reunião. Os Estados Unidos defendem uma redução generalizada, enquanto outros países como Japão, Índia e os membros da União Européia (UE) desejam níveis diferenciados de taxas.

Os temas chamados "de Cingapura" (investimentos e concorrência) estão na agenda e o acesso dos países pobres aos medicamentos de combate a pandemias como a Aids também será discutido. Os Estados Unidos foram os únicos dos 145 países membros da OMC a bloquear um acordo sobre a questão em dezembro do ano passado.

Temas controvertidos como a liberalização do comércio dos serviços, especialmente os públicos (saúde e educação), não estão na agenda a ser discutida no balneário mexicano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.