CI

Exportações mundiais de café crescem em junho


As exportações mundiais de café somaram 7,5 milhões de sacas em junho deste ano, segundo informações da Organização Internacional de Café (OIC). Um aumento de 8,6% sobre mesmo período de 2002, quando as vendas mundiais somaram 6,9 milhões de toneladas. O Brasil exportou no período 1,3 milhão de sacas, volume que responde por 23% do total das exportações mundiais. Já a Colômbia exportou 913 mil sacas de café arábica no período, em comparação com as 816 mil toneladas de junho do ano passado, um aumento de 11%. Os países da América Central também aumentaram o volume de exportações, passando das 2 milhões de sacas, para 2,37 milhões em junho de 2003.

Nos primeiros nove meses do ano safra - que vai de outubro de 2002 a setembro de 2003 - período em que a OIC contabilizou o volume negociado no mundo, os embarques globais subiram 3,7% atingindo 66 milhões de sacas, em comparação com as 63,6 milhões de igual período do ano anterior.

No acumulado dos últimos doze meses, no período de julho a junho, as exportações mundiais subiram 3,5%, para 88,5 milhões de sacas, sobre as 85,5 milhões de sacas exportadas no mesmo período do ano passado.

Safra brasileira

A colheita da safra brasileira atingiu na última semana 76%, em comparação com os 70% da semana anterior, segundo informações da empresa de consultoria Safras & Mercado. Em igual período do ano anterior, a colheita havia somado 75%. Projeções da empresa indicam que os trabalhos devem estar concluídos em trinta dias, mais cedo que em anos anteriores. Em Minas Gerais 68% da safra atua já foi colhida. No Espírito Santo o índice alcança 97% e em São Paulo cerca de 65% da safra já foi colhida. A safra do Brasil está estimada entre 30 e 32 milhões de sacas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.