CI

Produtores de arroz debateram hoje sobre redução da TEC


Mais de 40 entidades de produtores de arroz do Brasil e do Uruguai participam nesta manhã (13-08) de audiência pública na Assembléia Legislativa, em Porto Alegre, promovida pelas Comissões do Mercosul e Assuntos Internacionais e da Agricultura, Pecuária e Cooperativismo para debater sobre a queda da Tarifa Externa Comum (TEC) de 11,5% para 4%.

Antes do início da audiência, o presidente da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, deputado Berfran Rosado (PPS-RS), afirmou que a proposta de redução da TEC é contrária aos interesses do Mercosul. "Somente o Rio Grande do Sul produz cerca de 50% do arroz brasileiro: “Queremos respeito ao produtor gaúcho e brasileiro que ampliou sua produtividade”, ressalta.

Já o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, deputado Jerônimo Goergen (PP-RS), antecipou que o encontro deverá deflagar uma ação conjunta dos países (Brasil e Uruguai) pela manutenção da TEC. De acordo com Goergen, a intenção é impedir uma reunião marcada para o próximo dia 15 na Câmara de Comércio Exterior (Camex), quando pode ser definida a redução da TEC para 4%.

Participam do encontro o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, o representante do governo federal, deputado estadual Adão Villaverde (PT-RS), e o cônsul do Uruguai no Rio Grande do Sul, Oscar Demaria Ferrari.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.