CI

Miguel Rossetto anuncia novos recursos para agricultura familiar no RS


Mais recursos para o plantio e investimentos que favorecem especificamente o pequeno produtor rural no Rio Grande do Sul foram as principais medidas anunciadas pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, em audiência na sexta-feira (25-07) com o governador Germano Rigotto. "Fiquei satisfeito ao saber da preocupação em atender com financiamentos a agricultura familiar no Estado", afirmou o governador, ao lembrar que nos programas do Pronaf e Pronafinho, no período de 2002/2003, foram aplicados no Estado R$ 645 milhões em 251 mil contratos.

Agora, para 2003/2004, o valor subirá para R$ 905 milhões em 307 mil contratos. Rigotto destacou que "o Estado tem a agricultura familiar mais forte do Brasil e estes recursos, chegando com facilidade, significam mais trabalho e mais gente se fixando na zona rural".

Em relação a programas de crédito fundiário, no segundo semestre será lançado um programa forte para o setor. "É a possibilidade confirmada de termos os recursos ao lado da reforma agrária", explicou o governador. Também ficou definido que haverá uma ampla parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Agrário e o Gabinete da Reforma Agrária e Cooperativismo na melhoria da infra-estrutura dos assentamentos do Estado. "Teremos recursos federais e também, em menor valor, do Estado", explicou Rigotto.

Questões como a tensão na região de Santa Maria e São Sepé também foram abordadas. "Não concordamos com a radicalização. Não é o momento para atentar contra o estado de direito. Então, não vamos aceitar que o diálogo seja posto de lado. Por isso, estamos juntos acompanhando estes movimentos e tentando levar a paz e o respeito à legislação", concluiu Rigotto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.