CI

Orbe Investimentos lança fundo de venture capital para tecnologia no agronegócio


A Orbe Investimentos iniciou no começo do mês a captação de recursos do Agrotech Venture Fund, o primeiro fundo de venture capital do Brasil focado em tecnologia aplicada para agronegócios. Segundo Fabio Carvalho, sócio da Orbe, o primeiro fundo da empresa, que obteve o registro de gestor de recursos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no começo do ano, difere dos demais fundos de tecnologia existentes no mercado brasileiro porque seu foco é mais fechado. "O Brasil é um forte player mundial em agronegócio, o que justifica a existência de um fundo só para o setor."

Segundo Carvalho, o foco permite a seleção mais eficiente dos projetos e também favorece a saída do investimento no futuro, pois gera uma sinergia entre os vários empreendimentos da carteira. "Pode-se, por exemplo, juntar empresas complementares, facilitando a venda para um investidor estratégico."

O fundo está em processo de captação de recursos junto a investidores privados e institucionais e receberá também um aporte da Finep, a agência de fomento do Ministério de Ciência e Tecnologia. A seleção dos projetos será feita em parceria com importantes centros de pesquisa como Embrapa, Esalq, USP, Unicamp, Universidade Federal de Santa Catarina. A carteira terá de 10 a 15 empresas e os primeiros investimentos serão feitos em 2004. O fundo terá patrimônio de até R$ 20 milhões e duração de dez anos, sendo os primeiros quatro de investimento. O desinvestimento deve ocorrer a partir do sétimo ano.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.